Se você trabalha na área de relações-públicas, já deve ter ouvido falar sobre assessoria de imprensa online. Mas você sabe o que é e como funciona?
Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia de comunicação e como ela está sendo moldada pela transformação digital.
Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação que tem como objetivo conquistar a divulgação espontânea e gratuita na mídia, seja em portais na internet, jornais, rádio ou televisão.
Já a assessoria de imprensa online é uma vertente dessa estratégia que se concentra na divulgação em meios digitais, como sites, blogs e redes sociais.
O principal objetivo desta vertente é estabelecer uma relação positiva e relevante entre a marca e a imprensa, para a empresa ser citada de maneira positiva em notícias e reportagens.
Como resultado, há uma melhora na reputação da marca na internet e a aumenta a visibilidade da empresa.
Na assessoria de imprensa online, a divulgação é feita por meio de sites, blogs, redes sociais e outras plataformas digitais de forma bem semelhante à assessoria de imprensa tradicional.
A principal diferença entre elas é que a tradicional tem um foco maior em convencer jornalistas de mídias tradicionais, quer elas tenham uma relevância digital ou não, a publicar uma matéria que beneficie a marca.
Já a digital, possui um foco maior em canais digitais, como nos exemplos já dados acima.
É importante dizer que ambas são importantes. Na verdade, elas duas se complementam. Porém, a depender do seu negócio, uma abordagem pode ser mais eficiente que a outra.
De nada adianta aparecer em grandes portais de notícia na internet se seu público-alvo não consome aquele conteúdo e vice-versa.
Essa vertente da assessoria de imprensa tradicional realiza diversas atividades para a construção de manutenção da imagem de uma empresa.
Podemos citar algumas principais, como:
Listamos acima algumas das principais atividades que uma assessoria de imprensa online realiza.
Porém, é importante lembrar que os profissionais desta área não só produzem e garantem a divulgação de notícias sobre a empresa, mas capacita a companhia a se portar em grandes canais de mídia de forma não prejudicial a sua marca.
Existem diversas formas de medir os resultados das campanhas feitas pelas assessorias de imprensa digitais.
Separamos algumas das mais comuns:
É importante lembrar que as métricas usadas para medir os resultados da assessoria de imprensa online precisam, necessariamente, estar alinhadas aos objetivos da empresa.
Também, é importante que a assessoria forneça relatórios periódicos dos resultados da campanha para a empresa conseguir avaliar se os recursos usados com a assessoria de imprensa estão alcançando as metas definidas.
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas por uma assessoria de imprensa online para otimizar o trabalho e obter melhores resultados.
Algumas das principais usadas pelas assessorias, com foco na imprensa online, são:
Ferramenta | Utilidade |
Press Manager | Plataforma para gerenciar contatos de imprensa, enviar releases e acompanhar o desempenho das campanhas. |
Google Analytics | Ferramenta gratuita para monitorar o tráfego do site. Com ela é possível rastrear, com precisão, a origem do tráfego. |
Google Trends | Ferramenta gratuita que permite identificar os assuntos mais populares na internet em tempo real. Pode ser usada para acompanhar menções a marca. |
Existem outras ferramentas e plataformas usadas, mas isso pode variar de assessoria para assessoria.
Em geral, os objetivos da assessoria de imprensa online e tradicional são semelhantes. Por isso, os cenários em que uma empresa precisa de uma são semelhantes.
Por exemplo, se sua empresa estiver lançando um novo produto ou serviço, a assessoria vai ajudar a divulgar o lançamento em grandes canais digitais, potencializando a adesão deste.
Outro cenário é durante uma crise de imagem, onde o profissional de assessoria de imprensa vai ajudar a minimizar os danos a marca.
Para escolher a assessoria de imprensa digital adequada, responda as seguintes perguntas:
Se possível, consulte empresas que contrataram o serviço da assessoria que você escolheu para entender a experiência dela com os serviços ofertados.
Contratar uma assessoria de imprensa digital pode trazer diversos benefícios para a empresa, como:
Para escolher a assessoria de imprensa digital ideal, é importante considerar alguns fatores, como a experiência da empresa no mercado, a qualidade dos serviços prestados, a capacidade de gerar resultados, o conhecimento em marketing digital e o preço dos serviços, como já recomendamos acima.