Assessoria de imprensa online: como a transformação digital está moldando o futuro das relações-públicas

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    Se você trabalha na área de relações-públicas, já deve ter ouvido falar sobre assessoria de imprensa online. Mas você sabe o que é e como funciona? 

    Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia de comunicação e como ela está sendo moldada pela transformação digital.

    O que é assessoria de imprensa online?

    Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação que tem como objetivo conquistar a divulgação espontânea e gratuita na mídia, seja em portais na internet, jornais, rádio ou televisão. 

    Já a assessoria de imprensa online é uma vertente dessa estratégia que se concentra na divulgação em meios digitais, como sites, blogs e redes sociais.

    O principal objetivo desta vertente é estabelecer uma relação positiva e relevante entre a marca e a imprensa, para a empresa ser citada de maneira positiva em notícias e reportagens.

    Como resultado, há uma melhora na reputação da marca na internet e a aumenta a visibilidade da empresa.

    Como funciona uma assessoria de imprensa online?

    Na assessoria de imprensa online, a divulgação é feita por meio de sites, blogs, redes sociais e outras plataformas digitais de forma bem semelhante à assessoria de imprensa tradicional.

    A principal diferença entre elas é que a tradicional tem um foco maior em convencer jornalistas de mídias tradicionais, quer elas tenham uma relevância digital ou não, a publicar uma matéria que beneficie a marca.

    Já a digital, possui um foco maior em canais digitais, como nos exemplos já dados acima.

    É importante dizer que ambas são importantes. Na verdade, elas duas se complementam. Porém, a depender do seu negócio, uma abordagem pode ser mais eficiente que a outra.

    De nada adianta aparecer em grandes portais de notícia na internet se seu público-alvo não consome aquele conteúdo e vice-versa.

    Quais atividades uma assessoria de imprensa digital realiza?

    Essa vertente da assessoria de imprensa tradicional realiza diversas atividades para a construção de manutenção da imagem de uma empresa.

    Podemos citar algumas principais, como:

    • Planejamento estratégico: criação de um plano de trabalho, mapeando as necessidades e interesses do cliente, os objetivos a serem alcançados e os caminhos para chegar nestas metas;
    • Relacionamento com a imprensa: faz o acompanhamento das pautas enviadas para a imprensa e mantém um relacionamento saudável da empresa com o jornalista;
    • Clipping: o clipping é a prática de monitorar as notícias publicadas sobre a empresa na mídia;
    • Social listening: monitoramento da atividade em perfis de mídias sociais da empresa e menções à marca em temas estratégicos para o negócio;
    • Media training: realiza uma preparação profissional da empresa assessorada para entrevistas em variados formatos;
    • Produção de conteúdo: cria releases, notas, artigos, entrevistas, infográficos, vídeos e outros tipos de conteúdo que sejam relevantes para o público-alvo e que chamem a atenção da mídia.

    Listamos acima algumas das principais atividades que uma assessoria de imprensa online realiza.

    Porém, é importante lembrar que os profissionais desta área não só produzem e garantem a divulgação de notícias sobre a empresa, mas capacita a companhia a se portar em grandes canais de mídia de forma não prejudicial a sua marca.

    Como os resultados destas atividades são medidos?

    Existem diversas formas de medir os resultados das campanhas feitas pelas assessorias de imprensa digitais.

    Separamos algumas das mais comuns:

     

    • Cobertura da mídia: número de matérias publicadas sobre a empresa na mídia digital;
    • Exposição qualificada: alcance das matérias publicadas, ou seja, quantas pessoas tiveram acesso às informações divulgadas;
    • Valoração: valor equivalente à publicidade que a empresa teria que pagar para obter o mesmo espaço na mídia;
    • Engajamento de campanha: número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) nos canais digitais de divulgação;
    • Engajamento de influenciadores: número de influenciadores que compartilharam informações sobre a empresa na rede social devido às campanhas criadas.
    • Tráfego para o site: número de visitas ao site geradas por meio das atividades de divulgação da assessoria;
    • Conversões: número de leads obtidos por meio das campanhas criadas pela assessoria de imprensa;

     

    É importante lembrar que as métricas usadas para medir os resultados da assessoria de imprensa online precisam, necessariamente, estar alinhadas aos objetivos da empresa.

    Também, é importante que a assessoria forneça relatórios periódicos dos resultados da campanha para a empresa conseguir avaliar se os recursos usados com a assessoria de imprensa estão alcançando as metas definidas.

    Quais as principais ferramentas usadas pelas assessorias?

    Existem diversas ferramentas que podem ser usadas por uma assessoria de imprensa online para otimizar o trabalho e obter melhores resultados.

    Algumas das principais usadas pelas assessorias, com foco na imprensa online, são:

    Ferramenta Utilidade
    Press Manager Plataforma para gerenciar contatos de imprensa, enviar releases e acompanhar o desempenho das campanhas.
    Google Analytics Ferramenta gratuita para monitorar o tráfego do site. Com ela é possível rastrear, com precisão, a origem do tráfego.
    Google Trends Ferramenta gratuita que permite identificar os assuntos mais populares na internet em tempo real. Pode ser usada para acompanhar menções a marca.

    Existem outras ferramentas e plataformas usadas, mas isso pode variar de assessoria para assessoria.

    Quando contratar uma assessoria de imprensa online?

    Em geral, os objetivos da assessoria de imprensa online e tradicional são semelhantes. Por isso, os cenários em que uma empresa precisa de uma são semelhantes.

    Por exemplo, se sua empresa estiver lançando um novo produto ou serviço, a assessoria vai ajudar a divulgar o lançamento em grandes canais digitais, potencializando a adesão deste.

    Outro cenário é durante uma crise de imagem, onde o profissional de assessoria de imprensa vai ajudar a minimizar os danos a marca.

    Como escolher a assessoria adequada?

    Para escolher a assessoria de imprensa digital adequada, responda as seguintes perguntas:

    • Há quanto tempo a assessoria atua na área?
    • A assessoria possui casos de sucesso conhecidos?
    • O atendimento da assessoria é satisfatório? (Lembre que a empresa trabalha com relacionamentos. Falhar no atendimento é um erro crítico)
    • Possui relacionamento com grandes canais digitais da sua área?
    • Possui expertise com técnicas de marketing digital, como SEO?

    Se possível, consulte empresas que contrataram o serviço da assessoria que você escolheu para entender a experiência dela com os serviços ofertados.

    Quais os benefícios de contratar uma assessoria de imprensa online?

    Contratar uma assessoria de imprensa digital pode trazer diversos benefícios para a empresa, como:

    • Maior visibilidade na mídia digital
    • Fortalecimento da imagem da empresa
    • Geração de tráfego para o site
    • Posicionamento como referência em um segmento de atuação
    • Acompanhamento das tendências do mercado

    Para escolher a assessoria de imprensa digital ideal, é importante considerar alguns fatores, como a experiência da empresa no mercado, a qualidade dos serviços prestados, a capacidade de gerar resultados, o conhecimento em marketing digital e o preço dos serviços, como já recomendamos acima.