Assessoria de imprensa e reputação de marca

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    O que toda empresa precisa é ficar conhecida no seu nicho de mercado. Para isso, é preciso comunicar e contar aquilo que a empresa faz para estar presente em vários canais, incluindo a imprensa especializada. Ou seja, assessoria de imprensa e reputação de marca tem tudo a ver!

    O mercado conhece sua empresa e sua expertise? Todo mundo sabe quem ela é hoje? Se a resposta for não, então, é preciso repensar a comunicação da sua empresa. Qual é o primeiro passo que todo mundo dá hoje na hora de pesquisar um produto ou serviço? Dá um “Google”, correto? Então, se você quer aparecer nas pesquisas online e estar à mão quando o seu cliente pesquisar, é preciso divulgar em todos os canais.

    Tem um outro fator super importante. Encontrar uma marca ou serviço facilmente é bom, mas encontrar essa informação em uma matéria jornalística tem um peso positivo muito maior. Já começamos pela definição: a divulgação de imprensa trabalha com a mídia espontânea, ou seja, quando somos inseridos em uma matéria, fomos escolhidos porque temos algo a falar, porque temos qualidade, porque somos, de certa forma, relevantes naquele mercado de atuação.

    Por isso, a assessoria de imprensa é tão importante. Por definição, assessores de imprensa trabalham como fomentadores de seus clientes junto aos jornalistas. Eles contam, com frequência e constância, o que o cliente está realizando, qual sua expertise, de que forma ele pode repercutir fatos do dia a dia e por que é ele quem deve ser ouvido. Com esse trabalho, é possível deixar os clientes no imaginário do jornalista, e as chances de optar por eles na hora de inserir fontes em uma matéria será maior.

    Estamos sempre disputando espaço e reputação

    Por que é tão difícil “aparecer” na mídia? Tem quem ache o trabalho de assessor de imprensa fácil. Acredite, nós convivemos com eles, e não é, nem de longe, um trabalho simples e de resultados fáceis. Os principais pontos causadores de dor de cabeça para assessores de imprensa:

    1. A mídia cada vez mais segmentada e pulverizada

    Embora os clientes ainda desejem ser pauta em veículos de renome, o que existe é cada vez menos espaço neles. Porém, há sim uma pulverização da imprensa, com muitos veículos online, segmentados e focados em nichos bem específicos. O desafio, nesse caso, é convencer o cliente de que nem sempre a maior mídia será a única a se considerar.

    1. Espaços menores e muitas marcas

    Disputar espaço é algo que os assessores aprendem a fazer desde sempre. Quantas fontes são ouvidas para uma matéria? Duas, três? E quantas empresas importantes de um mesmo segmento existem? A não ser que você faça parte de um mercado muito restrito, terá que sempre mostrar que tem novidades e relevância e ajudar, com isso, o assessor no seu trabalho de captação de espaço.

    1. Necessidade de resultados x liberdade de atuação

    Todo mundo quer resultados, inclusive os próprios assessores, já que essa é a chancela do seu trabalho. Entretanto, muitas vezes a ansiedade que essa necessidade traz acaba dificultando o próprio trabalho. Trabalhar sob pressão pode ser extremamente estressante. Então, entenda que notícias tem seu tempo certo para acontecer e que o trabalho de imprensa é uma mistura constante entre agir e aguardar.

    O que não dá para negar é a necessidade de contar ao mercado que você existe. Se isso não for feito, alguém estará sempre à sua frente. Então, invista em uma divulgação de imprensa que esteja dentro do seu escopo e que permita avisar, constantemente, a imprensa que você existe. Sua reputação de marca agradece.