Você sabe como usar as redes sociais de forma que contribuam positivamente com a reputação online da sua empresa? Sabe como usá-las literalmente a seu favor? Venha conosco que temos 3 passos para você encarar esse desafio com sucesso!
As redes sociais compõem, hoje em dia, um dos principais canais de relacionamento das empresas com seu público alvo. Não dá mais para ficar de fora. Porém, ainda há um desafio que precisa ser encarado: como usar as redes sociais a seu favor e trabalhar positivamente a reputação online de uma empresa?
Todo cuidado é pouco no momento de definir como será cada post em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin ou Pinterest. A mensagem transmitida precisa de fato contribuir positivamente com os objetivos que se quer alcançar. Assim, por outro lado, basta um vacilo em uma rede social pode colocar a reputação de uma empresa por água abaixo.
Para facilitar, listamos 3 passos para que empresas e especialistas saibam como usar as redes sociais a seu favor.
- Crie um persona e defina uma identidade visual – Saber com quem se quer falar é o ponto de partida de qualquer estratégia de comunicação e marketing digital. De nada adianta dar tiro para tudo que é canto e não atingir o alvo, não é mesmo? Dessa forma, é essencial ao escrever cada post ter em mente que se está falando com um personagem – ou persona como dizem os especialistas no assunto. Para isso é necessário focar em faixa etária, gênero, estilo social, linguagem e vários outros pontos. Além disso, é vital que todas as artes do post tenham uma identidade visual única, assim serão sempre facilmente reconhecidos pelo público alvo.
- Planeje antes de criar um post – Crie um processo para que mais de uma pessoa avalie se a mensagem está de acordo com o que se quer dizer. Uma frase que não esteja muito clara pode queimar a imagem da empresa e se tornar um meme negativo e acabar com sua reputação. As vezes uma simples vírgula pode colocar tudo a perder.
- Conte com tecnologias para aprimorar resultados – A frequência necessária de posts para ter um bom alcance em redes sociais precisa ser alta. Especialistas dizem que deve ser diária e em determinados horários. Dar conta disso requer disponibilidade, mas não significa que é preciso estar sempre a postos. Há tecnologias que permitem programar posts para os horários e dias desejados. Outro recurso é impulsionar resultados fazendo com que outras páginas também compartilhem o conteúdo de uma marca. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de disparo de emails para mailing de contatos específicos. Com isso, quem recebe o conteúdo pode se interessar em fazer um post e marcar a página da sua empresa. Aqui na Press Manager temos os dois recursos para te apoiar nisso: a ferramenta de disparo e o serviço de mailing.