Você utiliza Crowdsourcing?

Você utiliza Crowdsourcing?

O Crowdsourcing, ou seja, de usar a comunidade como fonte de informação, já está bombando por aí. Você já usa?

Crowdsourcing nada mais é do que um modelo colaborativo de obtenção de informações, ideias e serviços. O termo foi citado pela primeira vez em 2006 na revista Wired como uma fusão entre crowd (multidão) e outsourcing (terceirização) para nomear um novo conceito de interação social, baseado na construção coletiva de soluções com benefícios a todos (fonte:https://endeavor.org.br/crowdsourcing/). Com o entendimento de que mil cabeças pensam melhor do que uma, o esquema foi absorvido pelo meio empresarial para ajudar times de marketing e vendas a melhorar seus resultados.

Para nós, o Crowdsourcing funciona como a informação vindo das multidões. Ou mesmo de grupos fechados, mas onde todos colaboram. Já falamos aqui (A febre dos grupos de whatsapp para jornalistas) sobre os grupos de whatsapp. Uma incrível guinada no famoso comportamento individualista da imprensa. Compartilhar fontes e contatos já algo usual nos dias de hoje. E é sensacional, concordam?

 Crowdsourcing a favor da informação

Veja bem. Mentira tem perna curta e notícia falsa ou maquiada também. Com o advento dos grupos e da colaboração de dados, ficou um pouco mais fácil enxergar a luz no fim do túnel que virou o mercado de informação nos dias de hoje. Claro que uma pesquisa é sempre favorável e a internet ainda segue sendo terra de ninguém: o crowdsourcing é um termo (e uma prática) relativamente novo. Mas conta com várias fontes de informação, de forma colaborativa, o que nos leva um pouco menos da longe da imparcialidade desejada.

Nesse modelo, também temos um modo mais amplo de manter contatos atualizados, dar e receber indicações de fontes e mídias, conseguir algo que faltava para finalizar uma matéria e até mesmo ter contato com novas formas de divulgar informações, com diferentes retornos para os clientes.

A gente já perguntou antes, mas vale lembrar: você usa grupos de whatsapp para ampliar contatos e trocar ideias? E complementar: e sobre a troca colaborativa de ideias e informações, qual sua opinião?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}