Estratégias de Relações Públicas: o que é, importância e como implementar

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Se você trabalha com relações públicas em uma empresa, sabe que a comunicação é um dos pilares mais importantes para o sucesso do negócio. 

    Mas você sabe o quais são estratégias de relações públicas e como implementá-las? 

    Neste artigo, vamos explicar como criar estratégias eficientes, táticas mais usadas e um exemplo de grande sucesso.

    O que são as estratégias de relações públicas?

    As estratégias de relações públicas são um conjunto de ações planejadas e executadas com o objetivo de construir e manter uma boa imagem da empresa perante o público. 

    Essas ações podem incluir desde o relacionamento com a imprensa até a organização de eventos e ações de responsabilidade social.

    O objetivo final destas estratégias é criar uma relação de confiança e credibilidade entre a empresa e seus stakeholders, sejam eles clientes, fornecedores, colaboradores ou a sociedade em geral.

    Qual a importância destas estratégias?

    As táticas de relacionamento público da empresa ajudam a marca a se comunicar de forma eficiente e eficaz com seu público. 

    Quando bem planejadas e executadas, essas estratégias podem trazer diversos benefícios para a empresa, como:

    • Fortalecimento da imagem da empresa perante o público;
    • Aumento da visibilidade da empresa;
    • Melhoria do relacionamento com a imprensa;
    • Atração e retenção de clientes;
    • Aumento da fidelização de clientes;
    • Aumento da confiança e credibilidade da empresa perante o público.

    Como implementar as estratégias de relações públicas?

    Para implementar um plano de relações públicas em sua empresa, é preciso seguir alguns passos importantes.

    Abaixo, descrevemos estes passos de maneira resumida:

    1. Defina seus objetivos

    Antes de começar a planejar suas estratégias, é preciso definir quais são seus objetivos. O que você quer alcançar com essas ações?: 

    • Aumentar a visibilidade da empresa? 
    • Melhorar o relacionamento com a imprensa? 
    • Atrair novos clientes? 
    • Fidelizar os clientes atuais? 

    Como sugestão, use o método SMART para definição de objetivos.

    Ele dá diretrizes específicas sobre como seu objetivo deve ser montado. Seu objetivo deve ser:

    • Específico: o objetivo deve ser claro e específico, indicando exatamente o que se deseja alcançar.
    • Mensurável: deve ser possível medir o progresso e o sucesso da meta.
    • Alcançável: tem que ser possível de ser alcançado com os recursos disponíveis.
    • Realista: deve ser possível de ser alcançado dentro do prazo estabelecido e com os recursos disponíveis.
    • Temporal: tem que ter um prazo definido para ser alcançado.

    2. Conheça seu público

    Para criar estratégias eficientes, é preciso conhecer bem seu público. 

    • Quem são seus clientes? 
    • O que eles esperam da sua empresa? 
    • Como eles se comunicam? 
    • Quais são seus hábitos de consumo? 

    Quanto mais você conhecer seu público, mais eficientes serão suas estratégias.

    3. Escolha os canais para divulgação da campanha

    Existem diversos canais que podem ser utilizados para implementar estratégias de relações públicas, como: assessoria de imprensa, eventos, patrocínios, ações de responsabilidade social, entre outras. 

    Escolha as ferramentas que melhor se adéquam aos objetivos e público-alvo definidos acima.

    4. Planeje suas ações

    Com seus objetivos definidos, seu público conhecido e suas ferramentas escolhidas, é hora de planejar suas ações. 

    Crie um cronograma de atividades, defina responsáveis por cada ação e estabeleça métricas para avaliar os resultados.

    É importante que estas ações estejam claras. Para isso, use o método 5W2H. Com ele, você definirá:

    • O que deve ser feito?
    • Por que deve ser feito?
    • Quem deve fazer?
    • Quando deve ser feito?
    • Onde deve ser feito?
    • Como deve ser feito?
    • Quanto custará fazer isso?

    Isso evita confusões e atrasos do seu cronograma, uma vez que todas as ações estarão muito bem delimitadas.

    Banner de conversão sobre disparo de releases.

    5. Monitore e avalie os resultados

    Por fim, é preciso monitorar e avaliar os resultados de suas estratégias. Existem diversas métricas que permitem essa avaliação e dependem dos canais de divulgação que você escolheu.

    Listamos abaixo algumas das principais de acordo com seus objetivos:

    Grupo O que mede? Métricas
    Alcance Quantas pessoas foram expostas à sua mensagem? Impressões, visualizações
    Engajamento Quantas pessoas interagiram com a sua mensagem? Curtidas, comentários, compartilhamentos
    Sentimento Qual o sentimento geral em relação à sua mensagem? Likes ou deslikes, avaliação de comentários
    Conversão Quantas pessoas converteram em alguma ação a partir da sua mensagem? Vendas, número de leads

    Analise os dados e verifique se seus objetivos foram alcançados. 

    Caso contrário, faça ajustes em suas ações e continue trabalhando para melhorar a comunicação da sua empresa com seu público.

    4 estratégias de relações públicas mais usadas

    Agora que você já sabe o que são estratégias de relações públicas e como implementá-las, vamos falar sobre algumas estratégias específicas.

    1. Relacionamento com a imprensa

    O relacionamento com a imprensa é uma das estratégias mais importantes para empresas, principalmente de grande porte. 

    Isso porque a imprensa tem um papel fundamental na formação da opinião pública e na construção da imagem da empresa perante o público.

    Para implementar essa estratégia, é preciso ter uma assessoria de imprensa competente e bem relacionada. 

    Essa assessoria será responsável por criar e manter um bom relacionamento com os jornalistas e veículos de comunicação, além de produzir e distribuir releases e outras informações relevantes para a imprensa.

    2. Eventos corporativos

    Eventos corporativos é outra tática importante. Esses eventos podem incluir desde coquetéis e jantares até feiras e exposições.

    O objetivo desta ação é criar um ambiente propício para o networking e a troca de informações entre os participantes. 

    Além disso, esses eventos podem ser uma oportunidade para a empresa apresentar seus produtos e serviços para um público seleto e interessado.

    3. Ações de responsabilidade social

    As ações de responsabilidade social são uma estratégia cada vez mais usada. Essas ações incluem desde doações para instituições de caridade até projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

    O objetivo das ações destas ações é mostrar para o público que a empresa se preocupa com questões além do lucro e que está engajada em causas importantes para a sociedade.

    4. Marketing de conteúdo

    O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente nova, mas que tem se mostrado muito eficiente para os negócios. 

    Essa estratégia consiste em produzir e distribuir conteúdo relevante e de qualidade para o público-alvo da empresa. Esse conteúdo pode incluir desde artigos e posts em blogs até vídeos e podcasts. 

    O objetivo do marketing de conteúdo é educar e informar o público, criando uma relação de confiança e credibilidade entre a empresa e seus stakeholders.

    Exemplo de estratégia de relações públicas bem sucedida

    A campanha “Share a Coke” foi lançada pela primeira vez na Austrália em 2011, com o objetivo de criar um relacionamento mais pessoal com os consumidores, pois as vendas da Coca-Cola estavam, na época, em queda e a empresa precisava reverter esta situação.

    A ação envolveu a mudança do rótulo tradicional da garrafa de Coca-Cola para o dizer “Compartilhe uma Coca-Cola com…” e um nome popular.

    Mais tarde, em 2016, o “Share a Coke” foi relançado nos Estados Unidos, renomeada agora como “Share a Coke and a Song”, com letras de músicas populares impressas nas garrafas de Coca-Cola.

    O sucesso deste relançamento foi tamanho que resultou na postagem mais curtida no Instagram na época, com Selena Gomez publicando uma foto bebendo Coca-Cola, que continha um trecho da música “Me & the Rhythm”, da própria cantora.

    Devido ao sucesso de todos os lançamentos, a Coca-Cola conseguiu reverter a queda nas vendas, tornando o “Share a Coke” uma das campanhas de relações públicas de maior sucesso.

    Banner de conversão sobre relacionamento com a mídia.