Se você trabalha com relações públicas em uma empresa, sabe que a comunicação é um dos pilares mais importantes para o sucesso do negócio.
Mas você sabe o quais são estratégias de relações públicas e como implementá-las?
Neste artigo, vamos explicar como criar estratégias eficientes, táticas mais usadas e um exemplo de grande sucesso.
As estratégias de relações públicas são um conjunto de ações planejadas e executadas com o objetivo de construir e manter uma boa imagem da empresa perante o público.
Essas ações podem incluir desde o relacionamento com a imprensa até a organização de eventos e ações de responsabilidade social.
O objetivo final destas estratégias é criar uma relação de confiança e credibilidade entre a empresa e seus stakeholders, sejam eles clientes, fornecedores, colaboradores ou a sociedade em geral.
As táticas de relacionamento público da empresa ajudam a marca a se comunicar de forma eficiente e eficaz com seu público.
Quando bem planejadas e executadas, essas estratégias podem trazer diversos benefícios para a empresa, como:
Para implementar um plano de relações públicas em sua empresa, é preciso seguir alguns passos importantes.
Abaixo, descrevemos estes passos de maneira resumida:
Antes de começar a planejar suas estratégias, é preciso definir quais são seus objetivos. O que você quer alcançar com essas ações?:
Como sugestão, use o método SMART para definição de objetivos.
Ele dá diretrizes específicas sobre como seu objetivo deve ser montado. Seu objetivo deve ser:
Para criar estratégias eficientes, é preciso conhecer bem seu público.
Quanto mais você conhecer seu público, mais eficientes serão suas estratégias.
Existem diversos canais que podem ser utilizados para implementar estratégias de relações públicas, como: assessoria de imprensa, eventos, patrocínios, ações de responsabilidade social, entre outras.
Escolha as ferramentas que melhor se adéquam aos objetivos e público-alvo definidos acima.
Com seus objetivos definidos, seu público conhecido e suas ferramentas escolhidas, é hora de planejar suas ações.
Crie um cronograma de atividades, defina responsáveis por cada ação e estabeleça métricas para avaliar os resultados.
É importante que estas ações estejam claras. Para isso, use o método 5W2H. Com ele, você definirá:
Isso evita confusões e atrasos do seu cronograma, uma vez que todas as ações estarão muito bem delimitadas.
Por fim, é preciso monitorar e avaliar os resultados de suas estratégias. Existem diversas métricas que permitem essa avaliação e dependem dos canais de divulgação que você escolheu.
Listamos abaixo algumas das principais de acordo com seus objetivos:
Grupo | O que mede? | Métricas |
Alcance | Quantas pessoas foram expostas à sua mensagem? | Impressões, visualizações |
Engajamento | Quantas pessoas interagiram com a sua mensagem? | Curtidas, comentários, compartilhamentos |
Sentimento | Qual o sentimento geral em relação à sua mensagem? | Likes ou deslikes, avaliação de comentários |
Conversão | Quantas pessoas converteram em alguma ação a partir da sua mensagem? | Vendas, número de leads |
Analise os dados e verifique se seus objetivos foram alcançados.
Caso contrário, faça ajustes em suas ações e continue trabalhando para melhorar a comunicação da sua empresa com seu público.
Agora que você já sabe o que são estratégias de relações públicas e como implementá-las, vamos falar sobre algumas estratégias específicas.
O relacionamento com a imprensa é uma das estratégias mais importantes para empresas, principalmente de grande porte.
Isso porque a imprensa tem um papel fundamental na formação da opinião pública e na construção da imagem da empresa perante o público.
Para implementar essa estratégia, é preciso ter uma assessoria de imprensa competente e bem relacionada.
Essa assessoria será responsável por criar e manter um bom relacionamento com os jornalistas e veículos de comunicação, além de produzir e distribuir releases e outras informações relevantes para a imprensa.
Eventos corporativos é outra tática importante. Esses eventos podem incluir desde coquetéis e jantares até feiras e exposições.
O objetivo desta ação é criar um ambiente propício para o networking e a troca de informações entre os participantes.
Além disso, esses eventos podem ser uma oportunidade para a empresa apresentar seus produtos e serviços para um público seleto e interessado.
As ações de responsabilidade social são uma estratégia cada vez mais usada. Essas ações incluem desde doações para instituições de caridade até projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
O objetivo das ações destas ações é mostrar para o público que a empresa se preocupa com questões além do lucro e que está engajada em causas importantes para a sociedade.
O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente nova, mas que tem se mostrado muito eficiente para os negócios.
Essa estratégia consiste em produzir e distribuir conteúdo relevante e de qualidade para o público-alvo da empresa. Esse conteúdo pode incluir desde artigos e posts em blogs até vídeos e podcasts.
O objetivo do marketing de conteúdo é educar e informar o público, criando uma relação de confiança e credibilidade entre a empresa e seus stakeholders.
A campanha “Share a Coke” foi lançada pela primeira vez na Austrália em 2011, com o objetivo de criar um relacionamento mais pessoal com os consumidores, pois as vendas da Coca-Cola estavam, na época, em queda e a empresa precisava reverter esta situação.
A ação envolveu a mudança do rótulo tradicional da garrafa de Coca-Cola para o dizer “Compartilhe uma Coca-Cola com…” e um nome popular.
Mais tarde, em 2016, o “Share a Coke” foi relançado nos Estados Unidos, renomeada agora como “Share a Coke and a Song”, com letras de músicas populares impressas nas garrafas de Coca-Cola.
O sucesso deste relançamento foi tamanho que resultou na postagem mais curtida no Instagram na época, com Selena Gomez publicando uma foto bebendo Coca-Cola, que continha um trecho da música “Me & the Rhythm”, da própria cantora.
Devido ao sucesso de todos os lançamentos, a Coca-Cola conseguiu reverter a queda nas vendas, tornando o “Share a Coke” uma das campanhas de relações públicas de maior sucesso.