O problema de 10 entre 10 empresas de divulgação: está cada vez mais difícil falar diretamente com o jornalista. Quando conseguimos, precisamos ser sucintos e diretos, para não tomar mais tempo do que o necessário. Conta aí, pra gente: com quantos jornalistas você consegue falar no seu follow-up?
O follow-up passou a ser uma questão a ser resolvida com o enxugamento das redações, o acúmulo de funções e um mercado cada vez mais concorrido. Com quantos jornalistas você, efetivamente, consegue falar no seu follow-up? Mesmo as empresas que realizam esse trabalho de forma ativa e constante, notaram diferença nos resultados. Então, como lidar com essa nova fase?
Nós já falamos aqui sobre o dilema das assessorias. Conseguir falar com o jornalista que precisa conhecer a sua pauta se tornou um desafio. Horas no telefone, dias tentando contato, e apenas alguns minutos para expor, de maneira otimizada e ainda cortês, o motivo da ligação.
Entretanto, mesmo com esse panorama nada favorável, falar diretamente com quem pode se interessar pela pauta ainda é muito assertivo e não pode ser um movimento descartado do plano de comunicação. A questão é como lidar com essa nova realidade e como fazer com que o plano funcione, acionando outras frentes.
É preciso entender se o problema é mesmo só do mercado ou se é o seu pessoal, ou até mesmo você, que não gosta de fazer follow-up. Conversando com assessores, entendermos que essa mudança deixou o modelo tão pesado, que ele se tornou desgastante. Então, perceber a diferença entre o que funciona e o que já não é feito com a mesma empolgação é um bom começo para redimensionar estratégias.
Outro ponto a focar é a tecnologia. Nós sabemos que o mercado mudou muito desde o advento do e-mail – quem aí é da época do fax? – e que, por isso, as ferramentas estão aceleradamente sendo otimizadas.
Aqui mesmo, na Press Manager, nós trabalhamos incansavelmente para tornar o seu dia a dia mais eficaz, com aperfeiçoamento de aplicativos e com a comunicação cada vez mais direta, e sem a necessidade do telefone, com o jornalista.
Nos próximos dias, vamos fazer um apanhado de dicas para que você possa entender qual é a melhor saída para o seu dia a dia. Nos acompanhe por aqui!