Briefing: tudo o que a assessoria precisa saber

Briefing: tudo o que a assessoria precisa saber

briefing

O briefing é o começo de tudo. O termo é amplamente utilizado em agências de comunicação e marketing, porém mais familiarizado entre publicitários e designersTodavia, em um contexto cada vez mais multidisciplinar e integrado, é recomendável que a assessoria de imprensa passe a incorporá-la nas suas rotinas.

Briefing: o que a assessoria precisa saber

A grosso modo, “to brief”, em inglês quer dizer “resumir” e, portanto, “briefing” seria um “resumo” é a coleta de informações do cliente. Pode ser definido como um conjunto de dados para orientar uma ação.

Trata-se de uma poderosa ferramenta, pois é a forma de conhecer um pouco do trabalho que você terá dentro da empresa, identificando os pontos altos e baixos e, com a ajuda do cliente, definir uma estratégia de elaboração, seja de um site, de uma campanha ou de um plano de assessoria de imprensa.

E por que o briefing é tão importante?

O briefing deve ser a matéria-prima para o assessor sair do zero e começar a esboçar uma solução, um bom planejamento.

Não existe um modelo único. As informações constantes variam conforme a natureza da ação. Um briefing de uma campanha mais ampla para um primeiro trabalho deve ser mais detalhado do que um briefing para uma ação pontual e para uma agência parceira de longa data.

De todo modo, quanto mais preciso e completo for o briefing, melhor tende a ser o resultado da ação. Um briefing bem elaborado pode evitar muitos problemas, re-trabalhos, retardamento na entrega dos resultados, enfim, contratempos que podem comprometer o resultado final do projeto.

As empresas melhor estruturadas e que já possuem uma cultura de comunicação costumam passar o briefing pronto para a assessoria contratada.

Se este, no entanto, não for o caso. Cabe à assessoria coletar as informações disponíveis na internet e outros meios por meio de pesquisa e complementar os dados inquirindo a própria instituição.

Abaixo, detalhamos um modelo que pode ser utilizado para um primeiro encontro da assessoria de imprensa com o cliente.

Roteiro de briefing

  1. Identificação do cliente (histórico, setor de atuação, produtos/ serviços);
  2. Análise do ambiente;
  3. Análise do mercado (incluindo evolução, situação atual, potencial e tendência);
  4. Análise das variáveis do macroambiente (ambientes tecnológico, econômico, sociocultural, político-legal, demográfico e físico/natural). Ex: leis que afetam diretamente a empresa;
  5. Análise dos concorrentes (características, posicionamento de mercado e padrão de atuação em relação às ações de comunicação);
  6. Análise interna (filosofia da empresa, missão, visão, valores, posicionamento de mercado, objetivos e estratégias de comunicação);
  7. Problemas e/ou oportunidades;
  8. Previsão de investimentos (estimar os recursos financeiros disponíveis para implementação das ações solicitadas).

Resumo: Sabemos que nenhuma ação deve ser baseada no improviso. Assim, saber como a empresa trabalha, quais são os objetivos, expectativas e planos em relação ao trabalho é fundamental para a consecução das metas traçadas.

A elaboração do briefing fará com que fique claro o tipo de assessoria que se pretende e é possível realizar, facilitando não só o planejamento, como também a posterior avaliação dos resultados.

5 etapas para definir uma estratégia eficiente. Confira

Solicite uma DEMONSTRAÇÃO da Plataforma na Press Manager.

E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}