Um evento de lançamento pode ser uma pedra no sapato da agência que está à frente do plano de marketing de um produto ou serviço. Como sabemos que está cada vez mais difícil fazer um evento funcionar, separamos aqui 5 dicas básicas, mas que podem ajudar muito.
Nós falamos um pouco aqui (O papel dos eventos no planejamento de divulgação) sobre como os eventos se tornaram cada vez mais raros e os motivos que levam a isso. Mas, quando se trata de um evento de lançamento, muitas vezes, pode ser difícil fugir do formato. É preciso mostrar, ao vivo, como tudo funciona, e conquistar o primeiro público-alvo: os jornalistas. Como fazer isso? Separamos 5 dicas bem básicas, mas que precisam ser levadas em conta na hora de preparar um evento. Confira:
Dependendo do evento de lançamento, o formato é uma parte fundamental do planejamento. Vai ser um meeting, apenas? Haverá uma apresentação? Uma palestra? Uma demonstração? Será possível fazer perguntas? Haverá uma coletiva? Essas perguntas são importantes para que seja possível entender, inclusive, investimentos em pessoal, alimentação e estrutura.
Não adianta chamar jornalistas que não estão diretamente conectados ao seu mercado de atuação. Chamar as pessoas certas garante que as chances de todos comparecerem, seja maior. Lembre-se de que veículos maiores tem mais pessoas envolvidas com os assuntos e, por isso, é preciso estender o convite a todos.
Ter em mente o melhor dia da semana para todos é fundamental. Para isso, é preciso um trabalho prévio de follow-up para verificar as disponibilidades. E esse movimento precisa estar nos investimentos previstos para o evento. E, obviamente, tem que acontecer um tempo antes.
Assim como o dia da semana, o horário pode ser peça-chave no seu planejamento. Não adianta marcar o evento de lançamento para 18h, se a maioria dos veículos está em fechamento nesse período. Quem vai é quem tem que ditar a melhor hora. Inclua isso na pesquisa anterior, também.
Depois de tudo acertado, lembre-se de escolher um local de fácil acesso, com estacionamento igualmente acessível, ou que permita, ao menos, que o deslocamento dos envolvidos seja facilitado.
Podem parecer dicas muito básicas. Mas temos visto muitas reclamações de eventos em que quase ninguém comparece, e os feedbacks são sempre os mesmos, dia e hora inadequados, dificuldade de locomoção, formato que toma muito tempo, entre outros. Então, vale a pena levar essas dicas em consideração!