Por Leandro Sobral – Diretor Comercial da Press Manager
O maior pesadelo de todo mundo que trabalha com envio de sugestões de pauta – o que, na grande maioria das vezes, é um trabalho realizado por e-mail, é cair no spam. Uma vez que você é detectado como spam, esqueça a efetividade das suas ações.
Desculpa falar dessa forma, mas, em boa parte das vezes, isso acontece por um descuido seu e por desinformação. A gente faz a nossa parte, mas não trabalha sozinho, o jogo, na verdade é coletivo. Temos que andar juntos na mesma direção.
Lá na plataforma temos um material que é disponibilizado para nossos clientes, mas achei oportuno fazer um apanhado dele aqui – não tá mole não lidar com o online por esses dias, não é mesmo?
Então, vamos lá. Leandro, por que a culpa é minha? Calma, gente, eu não disse que a culpa é de vocês! Ao, menos, não completamente. Claro que a plataforma de envio de releases tem boa parte da responsabilidade e precisa ser efetiva e assídua na adaptação às normas dos servidores de e-mails.
Na Press Manager, a gente limpa os e-mails inexistentes (o que aumenta a entrega), adequa nossos servidores à LGPD e corrige as editorias dos jornalistas. Ok, estamos empenhados na nossa parte. Porém, isso não adianta muito se o seu e-mail não tem boa reputação, por exemplo.
Será que o seu conteúdo é visto com bons olhos pelos destinatários? Tem resposta, clique em links, publicação da sua sugestão? Pensar no que você está divulgando é primordial! Lembre que, se você envia o mesmo conteúdo mais de uma vez para o mesmo jornalista, pode também cair na caixa de spam, muitas vezes marcado pelo próprio jornalista!
Se você usa um domínio ou remetente novo, também pode ser reconhecido como e-mail, se mandar uma grande quantidade de mensagens de uma só vez. Nossa, a lista é longa. E ela só. Me faz pensar que o meu trabalho depende do seu e que o seu trabalho depende do meu. Estamos conectados.
Então, gente, vamos nos ajudar? A gente aprimora a plataforma aqui, mas você cuida do que divulga aí. Juntos, vamos conseguir ultrapassar a barreira do SPAM. Quem topa?