Você sabe o que realmente interessa para a imprensa?

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    Cada veículo tem sua linha editorial, seu público e sua forma de comunicar. Entender essas diferenças entre as mídias ajuda e muito na hora de construir um planejamento estratégico de divulgação. Você sabe o que realmente interessa para a imprensa?

    Cada vez temos menos tempo para analisar, estamos sempre correndo atrás de resultados. O que acontece é que essa corrida desenfreada e a falta de observação podem prejudicar os resultados de divulgação. Por exemplo: você sabe o que realmente interessa para a imprensa? Ou aposta só no “spray and pray”, divulgando todo tipo de notícia para ver se alguma dá certo?

    Ter tempo para observar é quase um luxo na nossa vida moderna, em que todo mundo adora apregoar que está sempre “correndo”. Especialmente para pequenos empresários e profissionais liberais, essa falta de análise do mercado pode ser um tiro no pé. Mas a gente sabe que lidar com cliente que só sabe cobrar resultados também não é nada fácil. E aí, como fazer?

    Saber o que a imprensa realmente deseja pode ser o seu trunfo

    Imagine assim: se você tiver mais tempo para entender a mídia, vai poder oferecer a cada veículo o que ele realmente precisa! O que pode parecer tempo “perdido” em um determinado momento, ou aos olhos do cliente, pode ser determinante para resultados mais contundentes lá na frente. É preciso ter um olhar mais apurado sobre as necessidades de cada jornalista e isso só é possível pesquisando.

    Sabe o follow? Se você ainda usa essa prática, aproveite para pesquisar. Entenda o que o jornalista quer e tenha essa informação à mão. Observe os feedbacks, entenda o retorno dos releases – o que funciona para cada mercado? Trabalhe mailings segmentados (nossa ferramenta permite isso) e analise as medições de cliques, fotos baixadas e publicações (nossos relatórios fornecem todas essas informações).

    Investir tempo no aprimoramento do trabalho é algo fundamental para garantir um resultado mais robusto. Se for preciso, converse com o cliente, exponha as dificuldades e as particularidades da imprensa, um mercado em plena transformação, e comece um planejamento diferente para o segundo semestre. Ainda dá tempo de fazer com que 2019 seja um ano cheio de bons resultados.