Você entende a importância da gestão para sua empresa?

Você entende a importância da gestão para sua empresa?

As agências de comunicação correm tanto em seu dia a dia que fica muito difícil, na maioria das vezes, parar para pensar sobre gestão. Mas ela é, sim, um fator de aperfeiçoamento do trabalho e de possibilidade de ampliação da atuação da própria empresa. Entenda por quê.

Gestão e comunicação. Durante muito tempo, esses pilares corporativos foram conduzidos separadamente e, por isso, ainda se torna muito difícil que algumas empresas e profissionais entendam o quanto podem ser positivos, quando caminham juntos. A gestão permite que a comunicação seja processualizada e ampliada, e que possa, inclusive, ser escalada, uma das palavras-chave para o sucesso nos dias de hoje.

Com isso, muitas agências e profissionais de divulgação, que trabalham diretamente com a imprensa, ainda tendem a atuar de forma mais analógica, ao menos no pensamento. Embora usemos e-mails, aplicativos de chat e de conversas rápidas para a troca de informações, ainda temos processos arcaicos, como disparo de releases, follow-up via telefone e criação de relatórios manualmente, por exemplo.

Arcaicos? Sim! Os sistemas automatizados estão aí exatamente para promover uma gestão mais ágil e eficiente das etapas da divulgação e trazer uma especialidade que antes não existia: a medição online e imediata de resultados, inclusive de forma visual, com gráficos que permitem entender, de forma fácil e precisa, o que funciona ou não na sua forma de trabalhar.

Gestão, um processo ainda considerado lento?

Conhecemos muitas empresas e divulgadores que não utilizam sistemas de gestão porque acreditam – e nós entendemos os motivos – que no fundo serão mais uma atividade mais na sua rotina, já naturalmente tão atribulada. Apontam, por exemplo, que um tempo que poderia ser gasto com follow-up será redirecionado para incluir dados no sistema, falando de forma bem concreta.

Entretanto, temos ouvido de muitos clientes o quanto esse tempo “perdido” no período inicial de adaptação, até que a gestão esteja incorporada nas rotinas da agência, foi fundamental para poder contar com a otimização de processos a partir de um determinado ponto. Toda processualização toma tempo e, muitas vezes, ela nos tira da zona de conforto e não é nada agradável. Essa adaptação é, na verdade, um “mal” necessário.

Mas é apenas uma fase de adaptação. Todos os nossos clientes, aos poucos, passam a usar a totalidade da plataforma, o que nos deixa muito certos de que os processos precisam existir e mais, precisam de gestão. Entender onde estão seus gargalos e onde habitam suas principais forças é fundamental para planejar com sabedoria e mudar a rota, quando necessário.

A gestão permite perpetuar a sua originalidade

Cada empresa tem seu potencial único e sua originalidade, ou ao menos, assim deveria ser. Ao utilizar a gestão e comparar a eficácia de processos, é possível construir formatos que sejam únicos e que, por isso, funcionem de uma forma específica para seus clientes e para o tipo de divulgação que sua empresa realiza.

No final, é sempre sobre os seus próprios formatos, suas necessidades e a de quem contrata seus serviços. A cada dia, estamos fortalecendo a ideia de que não existe mais uma fórmula que funcione para todos. Cada empresa acaba experimentando novos jeitos de fazer o que antes era feito da mesma forma por todo mundo.

Essa dose de originalidade, muitas vezes, acaba sendo o diferencial que vai alavancar sua marca no mercado. Ou, então, que fará com que você seja procurado pelos clientes que se identificam com esse propósito, essa forma única e individual de realizar divulgação. E como explicar a sua originalidade? Através dos processos.

Lançar mão da gestão pode ser o seu maior trunfo

A gestão já é, de longe, a prática mais usual do mundo corporativo. Talvez por isso, quando falamos de empresas onde a criatividade é o maior ativo, ela seja vista como um entrave, uma etapa desnecessária. Mas, novamente, é preciso enfatizar: mesmo a criatividade, hoje, precisa ser coordenada, para ser expandida.

A não ser que você queira trabalhar de forma artesanal e atender poucos clientes, a gestão é que vai levar sua empresa a um outro patamar. Você consegue entender a importância desse passo a mais para seu trabalho? Talvez você já tenha seus processos organizados, já utilize uma ferramenta de gestão. Nesse caso, saiba que você está, no geral, um passo à frente do mercado.

Caso você ainda não faça parte desse time, talvez seja hora de rever seus conceitos e de começar a pensar em formas de tornar seus processos mais profissionais e informatizados. Se precisar de ajuda, fale conosco. Se tem uma coisa da qual a gente entende, é de gestão da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}