As agências de comunicação correm tanto em seu dia a dia que fica muito difícil, na maioria das vezes, parar para pensar sobre gestão. Mas ela é, sim, um fator de aperfeiçoamento do trabalho e de possibilidade de ampliação da atuação da própria empresa. Entenda por quê.
Gestão e comunicação. Durante muito tempo, esses pilares corporativos foram conduzidos separadamente e, por isso, ainda se torna muito difícil que algumas empresas e profissionais entendam o quanto podem ser positivos, quando caminham juntos. A gestão permite que a comunicação seja processualizada e ampliada, e que possa, inclusive, ser escalada, uma das palavras-chave para o sucesso nos dias de hoje.
Com isso, muitas agências e profissionais de divulgação, que trabalham diretamente com a imprensa, ainda tendem a atuar de forma mais analógica, ao menos no pensamento. Embora usemos e-mails, aplicativos de chat e de conversas rápidas para a troca de informações, ainda temos processos arcaicos, como disparo de releases, follow-up via telefone e criação de relatórios manualmente, por exemplo.
Arcaicos? Sim! Os sistemas automatizados estão aí exatamente para promover uma gestão mais ágil e eficiente das etapas da divulgação e trazer uma especialidade que antes não existia: a medição online e imediata de resultados, inclusive de forma visual, com gráficos que permitem entender, de forma fácil e precisa, o que funciona ou não na sua forma de trabalhar.
Conhecemos muitas empresas e divulgadores que não utilizam sistemas de gestão porque acreditam – e nós entendemos os motivos – que no fundo serão mais uma atividade mais na sua rotina, já naturalmente tão atribulada. Apontam, por exemplo, que um tempo que poderia ser gasto com follow-up será redirecionado para incluir dados no sistema, falando de forma bem concreta.
Entretanto, temos ouvido de muitos clientes o quanto esse tempo “perdido” no período inicial de adaptação, até que a gestão esteja incorporada nas rotinas da agência, foi fundamental para poder contar com a otimização de processos a partir de um determinado ponto. Toda processualização toma tempo e, muitas vezes, ela nos tira da zona de conforto e não é nada agradável. Essa adaptação é, na verdade, um “mal” necessário.
Mas é apenas uma fase de adaptação. Todos os nossos clientes, aos poucos, passam a usar a totalidade da plataforma, o que nos deixa muito certos de que os processos precisam existir e mais, precisam de gestão. Entender onde estão seus gargalos e onde habitam suas principais forças é fundamental para planejar com sabedoria e mudar a rota, quando necessário.
Cada empresa tem seu potencial único e sua originalidade, ou ao menos, assim deveria ser. Ao utilizar a gestão e comparar a eficácia de processos, é possível construir formatos que sejam únicos e que, por isso, funcionem de uma forma específica para seus clientes e para o tipo de divulgação que sua empresa realiza.
No final, é sempre sobre os seus próprios formatos, suas necessidades e a de quem contrata seus serviços. A cada dia, estamos fortalecendo a ideia de que não existe mais uma fórmula que funcione para todos. Cada empresa acaba experimentando novos jeitos de fazer o que antes era feito da mesma forma por todo mundo.
Essa dose de originalidade, muitas vezes, acaba sendo o diferencial que vai alavancar sua marca no mercado. Ou, então, que fará com que você seja procurado pelos clientes que se identificam com esse propósito, essa forma única e individual de realizar divulgação. E como explicar a sua originalidade? Através dos processos.
A gestão já é, de longe, a prática mais usual do mundo corporativo. Talvez por isso, quando falamos de empresas onde a criatividade é o maior ativo, ela seja vista como um entrave, uma etapa desnecessária. Mas, novamente, é preciso enfatizar: mesmo a criatividade, hoje, precisa ser coordenada, para ser expandida.
A não ser que você queira trabalhar de forma artesanal e atender poucos clientes, a gestão é que vai levar sua empresa a um outro patamar. Você consegue entender a importância desse passo a mais para seu trabalho? Talvez você já tenha seus processos organizados, já utilize uma ferramenta de gestão. Nesse caso, saiba que você está, no geral, um passo à frente do mercado.
Caso você ainda não faça parte desse time, talvez seja hora de rever seus conceitos e de começar a pensar em formas de tornar seus processos mais profissionais e informatizados. Se precisar de ajuda, fale conosco. Se tem uma coisa da qual a gente entende, é de gestão da comunicação.