A forma de trabalhar das agências e profissionais liberais de comunicação mudou. E mudou quase que do dia para noite! Não foi uma escolha. Todos fomos imersos em uma situação inóspita e estamos buscando encará-la da melhor forma possível e com as melhores ferramentas. Porém, passado o susto inicial, precisamos nos organizar melhor e – por que não – começar a encarar o “copo meio cheio” como se diz por aí. Afinal, há males que vem para o bem, não é mesmo?
Não sabemos ao certo por quanto tempo, mas já está bem claro que a crise da pandemia e seus efeitos serão longos, muito além das já sabidas quarentenas. O mercado e a economia serão impactados e reestruturados e novas ferramentas se farão necessárias. As relações de trabalho estão sendo transformadas e ressignificadas. É possível que muitos profissionais percebam que o trabalho remoto é capaz de promover resultados mais positivos com base em elementos como mais produtividade, melhor qualidade de vida e redução de custos.
Para quem antes não tinha o hábito de trabalhar em home office, nem ao menos um dia na semana, a adaptação tem sido mais complexa, tanto de tecnologias como de ferramentas processos do dia a dia. Já falamos algumas dicas práticas para que essa fase flua mais suave. Hoje queremos falar de especificamente de gestão online das atividades de assessoria de imprensa.
Para a organização online de todas as necessidades para um bom trabalho de assessoria de imprensa, a dica inicial é ponderar quais são os gatilhos que mais demandam tempo de cada equipe. Vamos a um exemplo pontual. Há assessores de imprensa que contam com ferramentas de disparo de releases eficientes, mas o colega que atende o mesmo cliente fica sem saber ao certo para quem cada release foi enviado, pois o mailing de jornalistas usado tem origem em outra plataforma ou mesmo está em uma planilha básica de Excel.
Em geral, essas ferramentas permitem ver quem leu e visualizar quem teve algum interesse, leu, baixou foto ou algo assim. E aí o assessor migra essas ricas informações para outro controle e tem que dar acesso online para outro e assim por diante. De certa forma, essas ações desintegradas requerem a composição de um fluxo de trabalho específico, em que os assessores de imprensa que trabalham numa mesma agência precisam saber se comunicar adequadamente e promover uma boa troca de todas essas informações. Entretanto, sabemos que, na correria do dia a dia, essa comunicação pode falhar e podem nascer situações delicadas perante clientes e parceiros.
Por aqui, na Press Manager, acreditamos que quando todas as informações estão reunidas num único lugar, as relações de trabalho se tornam mais eficientes e intensas. Se todos têm acesso a todos os detalhes em tempo real e no mesmo padrão, tudo fica mais fácil. É mais viável que um líder acompanhe de fato o que cada um da equipe está fazendo, um assessor sabe quem é o jornalista no veículo tal que outro colega fala para cada pauta e assim por diante. Só aí, já são muitas linhas de conversas remotas por Whatsapp e emails todos os dias! Pare para pensar quanto tempo perdemos compartilhando esse tipo de detalhes?
Nossa plataforma online para gestão de processos de assessoria de imprensa está cada dia mais completa e com mais ferramentas. Em um só local, assessores centralizam todas as soluções para a realização do trabalho: disparo de releases com fotos e links, mailing de jornalistas e blogueiros, controle de follow up, relatórios, contato direto com jornalistas e cadastro de clientes como fontes. Tudo junto e interligado em poucos cliques.
Por outro lado, para implantar uma ferramenta de gestão, é necessário que toda a equipe esteja engajada na novidade. Já vimos aqui na Press Manager clientes que contratam nossa solução de gestão e apenas alguns assessores de imprensa começam a usá-la logo de cara, enquanto outros se mantém resistentes. Há também clientes em que rapidamente todos se envolvem com as facilidades e curtem a inovação logo de cara.
Sabemos que cada caso é um caso. E gostamos disso! Se todas as agências e profissionais fossem idênticos nossa área não teria a menor graça, concorda? Pois bem. Cientes disso, nós também nos adaptamos à essa realidade. É possível usar uma versão gratuita do Press Manager – sim, custo zero! Dá para fechar conosco um pacote completo com todas as usabilidades conectadas ou dá para ir contratando cada serviço mediante necessidade e verba disponível em determinado projeto. Para nós, o que mais importa é estarmos todos unidos neste momento em que não está fácil para ninguém. Juntos somos melhores.