Trabalhar em casa, uma realidade inevitável

Trabalhar em casa, uma realidade inevitável

A gente já fala há algum tempo (veja aqui) sobre trabalhar em casa, esse que vem sendo um sistema cada vez mais procurado pelo mercado de comunicação, e que agora se tornou forçadamente obrigatório, para quem pode, por causa da pandemia do novo Coronavirus. Você já pensou como vai ficar o mercado a partir daí?

Somos uma empresa de tecnologia que trabalha, basicamente, com o mercado de comunicação. Então, claro, não temos expertise para falar sob o ponto de vista econômico e político sobre as transformações que virão a partir do momento sui generis que estamos vivendo agora. Entretanto, acreditamos que trabalhar em casa será uma dessas mudanças sem volta, que vemos, de tempos em tempos, na nossa sociedade.

O trabalho em casa é uma consequência da complexa mobilidade nas grandes cidades e da necessidade que as pessoas têm de gerenciar melhor o próprio tempo. Já é comprovado que é, sim, possível ser produtivo (até mais) trabalhando em casa, e que dá para manter o controle e a ordem das ações e das informações, graças à tecnologia.

Trabalhar em casa é uma atitude, nos dias de hoje, que pode fazer diferença inclusive para a saúde financeira das companhias. Diminui custos com transporte e alimentação dos colaboradores, por exemplo, e pode melhorar salários. Grandes empresas, como a IBM, têm pessoas trabalhando em sistema home office no mundo todo, com práticas de acesso com login para garantir controle de horas e, claro, observação da produtividade por projetos entregues e resultados.

Com o Coronavirus, trabalhar em casa é um “luxo” necessário

Nem todo mundo tem o privilégio, seja pela natureza do trabalho, seja pelo produto/serviço que oferece, de escolher onde quer trabalhar. As empresas de comunicação, dessa forma, estão no topo da cadeia de trabalho, e têm a oportunidade de modificar suas rotinas de uma forma profunda. Porém, para que possam, mesmo depois que a pandemia passar, ter uma nova realidade para os tempos que estão por vir.

Para essas empresas, trabalhar em casa não só é possível, como pode ser uma saída para melhorar o mercado, cada vez mais enxuto e necessitado de atenção e investimentos. O mundo online engoliu o jornalismo e gerou mudanças drásticas na forma de criar, disseminar e sugerir notícias. Cada vez mais, é imperativo saber lidar com os novos tempos.

Talvez essa venha a ser uma herança positiva desses tempos de pandemia. Ninguém sai ileso de situações como essas. E, obviamente, os países mais atingidos dirão que é até maldade falar em termos tão econômico, enquanto pessoas estão morrendo e famílias não têm mais locais para enterrar os seus – como está acontecendo na Itália. Mas a questão é que a economia faz com que o mundo siga, mesmo em tempos de crise. É preciso se readequar, discutir o assunto, propor soluções.

A pandemia vai passar, disso temos certeza. Se continuarmos seguindo as orientações dos órgãos de saúde, vai passar ainda mais rápido. Mas, certamente, ela vai deixar rastros, e eles podem ser de perdas ou de criatividade, apontando novos caminhos para mercados obsoletos, ainda baseados em bases muito arcaicas.

Conta pra gente, como anda a questão do trabalho em casa aí na sua empresa? Conseguindo dar conta das mudanças necessárias ou ainda sentindo a confusão que as novas orientações causaram? Lembre-se de entrar em contato para entender como podemos ajudar suas equipes. De trabalho remoto, a gente entende!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}