Toda organização precisa de assessoria?

Toda organização precisa de assessoria?

assessoria

Foi-se o tempo em que, empresários e instituições davam de ombros à opinião pública. Num cenário cada vez mais competitivo, empresas dos setores público e privado, e até mesmo as organizações não governamentais trabalham para ampliarem sua presença nos veículos. E, mais do que isso, para serem consideradas como referências em seus campos de atuação, como forma de garantir sua própria sobrevivência. 

É aí, que surge a pergunta que não quer calar.

Mas, toda organização precisa de assessoria?

Como parte deste movimento o mercado de assessoria de imprensa se consolidou no Brasil. O segmento expandiu-se de tal forma que, hoje, é difícil imaginar os veículos de comunicação sem o apoio de assessores para garantir a oferta de informação.

A popularização deste tipo de trabalho, entretanto, trouxe consequências nem sempre positivas. A corrida do “vale tudo” para fechar contrato fez com que se criassem promessas e expectativas que muitas vezes não são atendidas.

O fato é que a assessoria de imprensa não fazem milagres pela divulgação e pela imagem de pessoas ou instituições. Ganhar uma conta a todo custo, cabe alertar, pode ser um mau negócio. É preciso avaliar de forma consciente se, de fato, o perfil do cliente exige uma estratégia de assessoria de imprensa.

6 razões para considerar uma assessoria necessária

1)É importante destacar que a assessoria de imprensa é apenas um dos instrumentos que podem ser utilizados num planejamento de comunicação. Neste sentido, vale a máxima: “nem toda organização precisa de assessoria de imprensa, embora precise de um profissional de comunicação”.

2)Pequenas lojas, por exemplo, não precisam de assessoria de imprensa, mas eventualmente podem recorrer a um trabalho de mídias sociais ou marketing direto para a promoção de um produto ou serviço.

3)Basicamente, um cliente precisa de assessoria quando é ou gera notícia, sendo que isto independe do porte da organização. Um escritório de design de interiores e até mesmo profissionais liberais, como médicos e advogados, podem perfeitamente recorrer a este tipo de estratégia.

Tudo dependerá do potencial que possuem de se transformar em notícia.

4)Em resumo, saber avaliar o potencial noticioso do cliente é condição essencial para o sucesso do trabalho. Como mensurá-lo? Mapeando as possibilidades de divulgação em relação aos veículos existentes.

Algumas ferramentas online ajudam e muito a agilizar o dia a dia dos jornalistas que atuam em assessoria de imprensa, agência de comunicação, empresas públicas ou privadas. A Plataforma Press Manager foi idealizada para otimizar o tempo e gerar resultados práticos e traz entre alguns recursos a opção de monitoramento automático de notícias e clippings digitais, que ajudam a analisar estrategicamente a concorrência e o mercado.

5) Quanto melhor for o conhecimento do assessor sobre o cenário midiático e seu domínio sobre a linguagem, público-alvo, temáticas abordadas e direcionamento dos veículos, além de sua capacidade de enxergar as oportunidades a partir das potencialidades do assessorado, maiores serão os resultados.

6)Nas relações assessorado x imprensa x cliente, não podemos esquecer: o que vale é a credibilidade baseada na ética e na transparência. E a matéria-prima dessa aliança está fundamentada na qualidade da informação.

Resumo: Nem toda organização precisa de uma assessoria. A necessidade da contratação deste profissional dependerá do potencial que tem cada marca, produto ou personalidade para que os assuntos abordados em questão possam ser transformados em notícia.

Deixe-nos saber se o artigo “Toda organização precisa de Assessoria” foi útil para você.

Solicite uma DEMONSTRAÇÃO da Plataforma na Press Manager.

E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.

Há 1 Comentário
  1. […] Toda organização precisa de Assessoria? Confira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}