Será que voltaremos ao que era antes?

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Cá para nós, muitas das mudanças que estão acontecendo nas empresas possivelmente não são momentâneas e não voltaremos ao que era antes. E quem estiver mais alinhado com esse pensamento pode se sair melhor quando a pandemia passar. Como está esse processo de mudança por aí?

    Trabalho à distância, novos produtos e serviços, novas formas de se comunicar com o consumidor. Certamente, não voltaremos à realidade tal qual ela era antes. Ou, ao menos, não exatamente. Sentimos que, entre nossos clientes, sofrem mais com o momento atual aqueles que encontram saídas momentâneas e aguardam ferozmente que o isolamento termine para voltar ao “normal”. Lidam melhor com a situação aqueles que estão buscando aprender com o momento e encontrar saídas que sejam perenes, isto é, que estão se reinventando – a palavra da moda.

    Há quem diga que o normal não estava mais funcionando e que, portanto, é melhor mesmo que possamos sair da realidade da pandemia para um mercado mais moderno, mais ágil e mais resistente. Com o que está acontecendo foi possível avaliar que muitos mercados não têm a maleabilidade necessária para lidar com o imprevisto ou a resiliência necessária para se adaptar rapidamente. E esse precisa ser um aprendizado.

    Ninguém sabe ao certo o tipo de realidade a que voltaremos. Mas que todos estamos buscando respostas para mudanças rápidas e soluções que possam ser acessadas a um curto prazo e que nos tragam mais facilidade, isso estamos. A questão é: será que essas soluções precisam ser “apenas” emergenciais ou elas podem se tornar um avanço no seu mercado?

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.

    De que forma você está se preparando para o novo? Talvez você já tenha maior facilidade a essa adaptação em seu DNA e que não esteja sentindo tão forte os efeitos da quarentena. Mas, se você faz parte do time que achava que a mudança só vem quando esperada ou desejada, pode ser que esteja vivendo a situação oposta.

    A única certeza é a de que voltaremos

    A pandemia vai diminuir, a doença em algum momento será controlada, o isolamento vai acabar. Ou seja, a única certeza que temos é a de que voltaremos. Podemos escolher voltar diferentes, mais antenados, mais maleáveis, mais dispostos a aprender com as adversidades, ou podemos voltar com uma ânsia de retomar de onde paramos. Será que vai dar certo? Talvez você tenha que pagar para ver.

    Pense assim: se você pode, desde já, se preparar melhor para o mercado em movimento, que parece ser a tônica ainda mais daqui para a frente, por que não? Esse pode ser o diferencial que faltava para um crescimento que pode começar a surgir assim que a retomada acontecer.

    Voltaremos ao que era? Dificilmente. Fomos todos modificados. Precisamos apenas planejar e nos antecipar para garantir que essas mudanças sejam, realmente, positivas. Produtividade mais humana, consciência ecológica, foco no relacionamento mais próximo com o cliente e com suas necessidades e uma urgência em estar antenado com o futuro. Essa é a nossa visão do mercado pós-pandemia. E a sua?

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.