Uma das maiores preocupações do dia-a-dia de quem trabalha com divulgação, certamente, é que fazer com o que o cliente entenda como essa rotina funciona e como o contato com os jornalistas está sendo feito, mesmo quando os resultados esperados ainda não acontecem. Uma ferramenta que reúna informações e gere relatórios fáceis de entender pode ser sua melhor aliada.
Melhorar a relação do cliente com o dia-a-dia de divulgação não precisa ser um bicho de sete cabeças. Garantir que o cliente entenda como funciona o processo de trabalho pode ser mais simples, se você tiver à sua disposição uma ferramenta especialmente desenvolvida para esse fim: unir informações, mostrar como o trabalho está sendo desenvolvido e sua evolução. Sem esse panorama, pode ser mais difícil equalizar expectativas e resultados.
Quem nunca ouviu frases como: “mas você vai assinar a matéria”? “Você que foi entrevistado”? “É você quem vai sair na revista”? Assessores de imprensa, muitas vezes, parecem eternos incompreendidos. Trabalham para seus clientes apareçam, ficam atrás da cortina. Seu sucesso é o sucesso daqueles que atendem. Não é bem assim? Mas, e aí, quando o sucesso ainda não chegou?
Muitos clientes não têm a paciência necessária para aguardar o timing das divulgações. Tem marca que demora mais para efetivamente começar a ser fonte de imprensa. Tem empresas cujos resultados aparecem já no primeiro mês de trabalho. E ainda existem as oscilações do mercado de comunicação.
O cliente sai em duas ou três matérias boas e, de repente, não é mais chamado, os releases e o follow-up não surtem muito efeito. O mercado de comunicação funciona em ondas, e é preciso seguir, com determinação e persistência. Além disso, é essencial manter a coerência da comunicação para que os jornalistas tenham seus clientes como fonte certa quando aquele assunto voltar à tona.
Quando o cliente entende o que você faz e como funciona seu trabalho, ou seja, quando ele se torna seu parceiro, garante boas informações e entende o papel que lhe cabe na divulgação. Com isso, passa a produzir bons números e fornecer o que é necessário para o seu trabalho e assim fica mais fácil passar pelas fases de maré baixa. E aí, quando ela volta a subir, ele também sabe que é uma fase em que é preciso aproveitar e surfar a onda o quanto for possível.
Nós sabemos o quanto pode ser desafiante fazer com o que o cliente entenda como essa rotina funciona e como o contato com os jornalistas está sendo feito. E acreditamos que é essa união entre uma relação transparente e dados consistentes que vão ajudar nessa empreitada. A nossa ferramenta, que reúne informações e gera relatórios fáceis de entender, pode ser sua melhor aliada na hora de engajar o cliente. Ainda não conhece a Press Manager? Clique aqui e saiba mais.