Público-alvo e persona, você sabe a diferença?

Público-alvo e persona, você sabe a diferença?

Entre o público potencial e o público ideal pode existir uma grande diferença. Entender esses extremos e equalizar a comunicação pode ser uma boa saída. Você sabe a diferença entre público alvo e persona?

Existem duas formas diferentes de entender o seu consumidor, seja de produto, serviço ou informação, utilizados no mercado hoje. Um deles é o público alvo, ou as pessoas para quem você pensou seu negócio, aquelas que se identificam com o produto, serviço ou com a informação divulgada. Já a persona não necessariamente precisa ser real. Ela é um tipo de consumidor criado a partir da idealização do público-alvo, ou seja, quem você gostaria que consumisse o que você entrega.

Você pode pensar, então, que a persona nem é necessária, já que o consumidor, mesmo, faz parte do público-alvo. Mas a persona é uma ferramenta muito interessante para que você possa entender o seu propósito e, principalmente, para quem você deseja produzir. Isso permite identidade de objetivos, de parâmetros e, principalmente, de foco. Com a utilização de personas, você pode começar a modelar o seu público-alvo.

Mesmo que você tenha um bom desempenho, e principalmente se ainda não tem, pode ser que o seu público-alvo não seja o ideal. Ou seja, você até está vendendo, mas poderia vender muito mais se tivesse maior identificação entre o que entrega e quem recebe. No caso de empresas de comunicação, é interessante fazer esse estudo sobre um público-alvo ideal, a persona, quem vai receber a informação. E aí, sim, construir a divulgação dentro desse perfil.

Desenvolver personas e entender o público-alvo é fundamental

Claro que nada disso terá serventia se você não separar um tempo para pensar no seu negócio, na informação divulgada e, especialmente, no que o seu público atual quer. Será que o que você entrega é exatamente o que ele precisa. Analisar o mercado é uma via de mão dupla: você utiliza dados reais para mensurar, e a idealização para entender o que esse cruzamento pode gerar.

Sua comunicação pode ser ótima, mas pode não estar trazendo os resultados esperados exatamente por estar focando no público errado. Para entender isso, é preciso pensar como um empreendedor e analisar todas as possibilidades. Nós sabemos que o dia a dia pode ser muito corrido, mas tirar um tempo para avaliar o que está sendo feito pode tornar o tempo efetivo utilizado para divulgar muito mais produtivo.

Conta pra gente: você sabe exatamente quem é o seu público-alvo? Já tentou desenhar a persona ideal do seu negócio?

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