5 perguntas e respostas sobre LGPD para agências de PR & Comunicação

  • plataforma completa de gestão online para Assessorias de Imprensa

    Nós somos a primeira empresa do mercado a disponibilizar uma plataforma completa e integrada para agências e departamentos de comunicação impulsionarem as relações com jornalistas por meio de interações em tempo real. Para realizar nossas atividades, precisamos tratar dados pessoais e, por isso, buscando tornar nossas práticas transparentes e acessíveis, relatamos abaixo, em formato de Perguntas Frequentes, algumas questões relevantes sobre o tema da proteção de dados pessoais.

    // 1 O que exatamente faz a Press Manager?

    Nós somos a primeira startup voltada exclusivamente para o mercado de PR! Oferecemos uma plataforma completa e integrada para agências e departamentos de comunicação, possibilitando a interação em tempo real com jornalistas. Saiba mais

    Nossa plataforma possui duas interfaces:

    Press Manager para PR & Comunicação
    É voltada para vocês, nossos clientes! (Assessorias de Imprensa, Agências de Comunicação, Empresas Públicas e Privadas); e
    Press Manager para Jornalistas
    É direcionada aos jornalistas.

    A Press Manager para PR & Comunicação é uma ferramenta de gestão que contém mailing assertivo e higienizado, atualizado em tempo real, impulsionando o relacionamento com jornalistas e gerando eficiência para as assessorias de comunicação. Saiba Mais

    // 2 Os dados pessoais dos profissionais de imprensa precisam ser tratados com base no consentimento?

    Não. O consentimento é apenas uma das hipóteses previstas na legislação de proteção de dados, de modo que é possível que as organizações que tratam dados justifiquem suas atividades em outras bases legais (que nem sempre envolvem a coleta de autorização), como, por exemplo, para cumprir obrigações legais ou atingir seus interesses legítimos.

    Olhando para a Lei Geral de Proteção de Dados, temos que o consentimento é apenas uma das hipóteses que autoriza o tratamento de dados pessoais, não havendo hierarquia ou preferência entre o consentimento e as demais autorizações previstas em lei. Desse modo, as atividades de tratamento de dados pessoais realizadas pela Press Manager sempre estarão fundamentadas em uma das hipóteses autorizadas pela legislação. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade

    // 3 A Press Manager é controladora ou operadora? E as assessorias de comunicação?

    A Press Manager atua como operadora em relação às funcionalidades que executa quando solicitado pelas assessorias de comunicação, mas atua como controladora em relação à base de dados que reúne e disponibiliza com base em inteligência própria. As assessorias de comunicação atuam como controladoras, decidindo sobre as atividades que serão realizadas na plataforma.

    Em linhas gerais, o controlador é quem decide qual será o objetivo da atividade de tratamento, tendo total autonomia para definir como os dados pessoais são tratados – por isso, no que diz respeito à base de dados reunida e disponibilizada, a Press Manager se caracteriza como controladora. Por outro lado, e tendo em vista que operador é aquele que segue as instruções sobre como tratar os dados pessoais, tomando somente decisões consideradas “não essenciais” (meramente operacionais) para o objetivo da atividade, quando a Press Manager executa atividades solicitadas por nossos clientes através de nossa plataforma, estamos atuando como operadores.

    Quanto à atuação de nossos clientes, como estes decidem sobre as atividades que serão realizadas na plataforma, pode-se concluir que atuam como controladoras de dados pessoais neste fluxo.

    // 4  Posso usar o mailing para enviar qualquer conteúdo que eu queira?

    Não, o mailing deve ser utilizado somente para as finalidades contratadas.

    O mailing não poderá ser utilizado para envio de spam ou conteúdos voltados para venda de produtos/serviços. O envio de e-mails deve observar a finalidade da plataforma e manter alinhamento de conteúdo aos que usualmente fazem parte do contexto da imprensa (Notas de Imprensa, Sugestão de Pauta, Press Release e/ou Release de Imprensa, por exemplo). Vale ressaltar que as assessorias de comunicação são responsáveis pelo conteúdo disponibilizado e distribuído na plataforma, sendo importante que nossos clientes observem todas as orientações previstas em contrato e treinamentos para um uso adequado da plataforma.

    // 5  Posso fazer disparos de e-mail de maneira ilimitada?

    Não, as assessorias que contratam a plataforma Press Manager podem disparar para até 5.000 e-mails por entrega.

    O recurso de disparo de e-mails não deve ser utilizado como uma prática de spam ou e-mail marketing. Por isso, e pensando em criar um serviço assertivo e higienizado em nossa plataforma, há um limite de entrega por disparo, o que, inclusive, contribui para o bom relacionamento de nossos clientes com os jornalistas cadastrados no mailing, pois evita contatos inoportunos aos profissionais de imprensa que sejam destinatários das comunicações.