Pauta: 5 critérios básicos para emplacar

Pauta: 5 critérios básicos para emplacar

pauta

Nem tudo o que ocorre em uma organização ou com a vida de uma personalidade transforma-se em pauta, ou seja, não é qualquer informação que interessa à mídia. Definitivamente existem, no mínimo, 5 critérios básicos para emplacar uma notícia.

Porque a pauta é importante?

Pelo simples fato, de que se não for interessante jamais chamará a atenção dos grandes veículos de comunicação.

Um curso de reciclagem para funcionários, por exemplo, pode constituir uma ótima pauta para o jornal interno, mas definitivamente não será atrativa para a maioria das redações.

Os jornalistas desses veículos, por meio de um conjunto de critérios e operações, escolhem, diariamente, entre um número quase ilimitado de fatos, uma quantidade finita de acontecimentos. Considerados por eles e pelas instituições para as quais trabalham suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícias.

É o que, no jornalismo, chamamos de valores-notícia.

É importante que fique claro para o seu cliente/assessorado, que a identificação da notícia para divulgação na imprensa está relacionada primeiramente aos critérios dos veículos de comunicação e somente depois ao interesse da organização.

Isto não significa, todavia, que as notícias que importam ao assessorado deixarão de ser divulgadas ou deverão ser repercutidas apenas no âmbito interno.

As assessorias, cada vez mais, se profissionalizam e aumentam sua capacidade de interferência no trabalho das redações, adaptando a notícia aos interesses dos meios. E até mais. Não apenas identificam e divulgam, como também passam a criar acontecimentos, fatos e informações para atrair a atenção da mídia.

O que faz uma pauta emplacar?

Avaliar jornalisticamente todos os acontecimentos que envolvam o assessorado e manter atualizada a relação dos veículos e jornalistas que possam se interessar pelas informações do cliente são funções básicas da assessoria.

Mas, afinal de contas, o que determina o sucesso da divulgação?

Selecionamos 5 critérios básicos para uma pauta emplacar. Confira:

  1. Interesse público: mesmo sendo um conceito amplo e de difícil consenso, o interesse público relaciona-se ao “bem geral”, ou seja, assuntos que afetam diretamente uma grande parcela da sociedade;
  2. Ineditismo: se o assunto ainda não foi abordado pela imprensa;
  3. Disponibilidade: se existe informação suficiente sobre o assunto, fontes disponíveis e acessíveis, material adaptado à natureza do veículo. Por exemplo: se há imagem interessante, no caso da TV;
  4. Exclusividade: se a informação é interessante e está sendo oferecida apenas a determinado jornalista ou veículo, terá preferência na publicação e provavelmente ocupe mais espaço do que normalmente receberia;
  5. Adequação: cada veículo possui uma identidade, uma linha editorial. A oferta de notícias adaptadas a cada veículo, programa e editoria aumenta a probabilidade de publicação.

Toda informação tem chances de aproveitamento se for trabalhada e direcionada da forma correta.

Nenhum órgão deve ser desprezado no processo de seleção do mailing, desde que atenda às necessidades do assessorado em termos de estratégia e público-alvo.

Há uma pluralidade de veículos – e não apenas os da mídia tradicional – que podem, e devem, ser considerados.

Resumo: Transformar qualquer assunto factual ou até mesmo a boa notícia em uma sugestão de pauta requer, no mínimo, que o assessor de imprensa tenha critérios básicos para ofertar em cada veículo.

Na dúvida se o tema em questão é ou não desejado pela mídia, a assessoria de imprensa deve usar critérios básicos para uma pauta emplacar, só assim poderá gerar resultados satisfatórios.

5 etapas para definir uma estratégia eficiente. Confira

Solicite uma DEMONSTRAÇÃO da Plataforma na Press Manager.

E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.

Há 1 Comentário
  1. […] 5 critérios básicos para uma pauta emplacar. Confira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}