Nem tudo o que ocorre em uma organização ou com a vida de uma personalidade transforma-se em pauta, ou seja, não é qualquer informação que interessa à mídia. Definitivamente existem, no mínimo, 5 critérios básicos para emplacar uma notícia.
Pelo simples fato, de que se não for interessante jamais chamará a atenção dos grandes veículos de comunicação.
Um curso de reciclagem para funcionários, por exemplo, pode constituir uma ótima pauta para o jornal interno, mas definitivamente não será atrativa para a maioria das redações.
Os jornalistas desses veículos, por meio de um conjunto de critérios e operações, escolhem, diariamente, entre um número quase ilimitado de fatos, uma quantidade finita de acontecimentos. Considerados por eles e pelas instituições para as quais trabalham suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícias.
É o que, no jornalismo, chamamos de valores-notícia.
É importante que fique claro para o seu cliente/assessorado, que a identificação da notícia para divulgação na imprensa está relacionada primeiramente aos critérios dos veículos de comunicação e somente depois ao interesse da organização.
Isto não significa, todavia, que as notícias que importam ao assessorado deixarão de ser divulgadas ou deverão ser repercutidas apenas no âmbito interno.
As assessorias, cada vez mais, se profissionalizam e aumentam sua capacidade de interferência no trabalho das redações, adaptando a notícia aos interesses dos meios. E até mais. Não apenas identificam e divulgam, como também passam a criar acontecimentos, fatos e informações para atrair a atenção da mídia.
Avaliar jornalisticamente todos os acontecimentos que envolvam o assessorado e manter atualizada a relação dos veículos e jornalistas que possam se interessar pelas informações do cliente são funções básicas da assessoria.
Mas, afinal de contas, o que determina o sucesso da divulgação?
Selecionamos 5 critérios básicos para uma pauta emplacar. Confira:
Toda informação tem chances de aproveitamento se for trabalhada e direcionada da forma correta.
Nenhum órgão deve ser desprezado no processo de seleção do mailing, desde que atenda às necessidades do assessorado em termos de estratégia e público-alvo.
Há uma pluralidade de veículos – e não apenas os da mídia tradicional – que podem, e devem, ser considerados.
Resumo: Transformar qualquer assunto factual ou até mesmo a boa notícia em uma sugestão de pauta requer, no mínimo, que o assessor de imprensa tenha critérios básicos para ofertar em cada veículo.
Na dúvida se o tema em questão é ou não desejado pela mídia, a assessoria de imprensa deve usar critérios básicos para uma pauta emplacar, só assim poderá gerar resultados satisfatórios.
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