Mas como assim, organizar follow up? Essa expressão temida por 9 entre 10 assessores (se você gosta de follow, deixe seu comentário aqui) é a grande questão da assessoria de imprensa nos dias de hoje. A Press Manager conversou com alguns amigos assessores e achou bacana dar algumas dicas:
- Organizar follow up significa, em primeiro lugar, aproveitar contatos. Se vai falar com um veículo, já enumere os clientes que podem ser fonte para aquele jornalista específico e inclua na sua sugestão. Otimizar tempo, hoje, é tudo!
- Lembra da criatividade? Muita gente questionou o que é um follow criativo. Pois bem, fomos atrás disso também e recebemos algumas sugestões: “oi, recebeu meu release” já era. Um “sei que está ocupado, mas tenho a pauta perfeita para você” pode prender a atenção do jornalista. Uma simples troca de palavras, mas que fará toda a diferença.
- Organizar o follow também inclui estar por dentro da pauta. Imagine ficar dias tentando falar com o jornalista e, na hora H, ter um “branco” ou não lembrar de um dado super importante? Parece amador? Acontece mais do que se imagina.
- Tem uma equipe com atendimentos diferentes para clientes semelhantes? Faça um cross de follow up – organize quem vai falar com quem para que não haja mil contatos da sua agência para o mesmo veículo em um só dia.
Nós não temos o caminho das pedras e nem nos propomos a isso. A ideia desse blog é ser um canal de discussões e troca de informações. Quem sabe, juntos, conseguimos mudar pra melhor o rumo desse mercado?