Mudança de lado: quando o assessor vira jornalista de redação e vice-versa

Mudança de lado: quando o assessor vira jornalista de redação e vice-versa

Essa troca de lugares é mais comum do que se pensa e pode ter um viés muito positivo para ambos os lados. Quando alguém de redação passa para o lado de cá, entende muito melhor aquilo que realmente é notícia.

Aconteceu muito nos últimos anos: assessor criando seus próprios meios de comunicação (blogs, sites, revistas online) e jornalistas de redação saindo para desbravar o mercado de assessoria. No começo, esse processo preocupou muita gente, muitos se viram ameaçados com a concorrência. Hoje, sabemos que esse processo é infinito e que não há mais volta. É importante beber do melhor das duas fontes e trabalhar em conjunto em prol da qualidade do mercado.

Vamos à parte boa dessas mudanças:

Quando o assessor vai para a redação

  1. Ele entende o envio de pautas, o que pode ser bem bacana para quem está tentando emplacar assuntos relevantes;
  2. Ele tem a dimensão de como funciona a pressão dos clientes de assessoria;
  3. Ele sabe que um release nem sempre consegue contar tudo sobre o fato, e pode estar mais aberto a receber outras informações;
  4. Ele entende (ao menos deveria) que o assessor precisa fazer follow up, e que isso pode ser um facilitador do trabalho de ambos.

Quando um jornalista de redação se torna assessor

  1. Entender a dinâmica da redação pode ajudar na hora de montar um planejamento de pautas;
  2. Quem já esteve em redação tem mais desenvoltura na hora de enviar informações, porque conhece os processos;
  3. Conhecer horários de reuniões e a dinâmica de cada tipo de veículo também pode ser uma vantagem enorme para o assessor;
  4. Estar do outro lado da “venda” de notícias é um processo que pode ser bem interessante.

Aqui, na Press Manager, o que a gente faz é criar novas ferramentas e tentar ajudar os dois lados a terem mais dinamismo e resultado. Mas, e o lado negativo dessa mudança de assessor para jornalista de redação e vice-versa, existe? Nós acreditamos que não. As mudanças podem sempre ser muito positivas quando nos permitimos estar no lugar do outro e entender que cada um desempenha um papel fundamental nesse mercado de comunicação. Você já fez parte dos dois lados? Mudou recentemente? Conta pra gente como foi ou está sendo essa experiência e como você vê os novos tempos do mercado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}