A maior conexão é com seu público-alvo

A maior conexão é com seu público-alvo

Quando fazemos ações de divulgação, temos um único propósito: conectar nossas ideias, marcas e produtos com nosso público-alvo. Por isso, é tão importante, além de entender as necessidades e os objetivos da imprensa, entender o que o seu mercado precisa. Assim, seus planos de ação poderão ser muito mais eficientes.

Temos falado muito por aqui sobre entender as necessidades da imprensa, afinal, é com eles que trabalhamos diretamente. Entretanto, precisamos entender que o consumidor final das nossas ações é o consumidor, seja ele de ideias, informação, marcas e produtos. E é para esse público-alvo que temos que construir uma comunicação coerente e efetiva.

Ações de imprensa não têm como finalidade “vender”, embora sejam parte de campanhas de marketing que objetivam aumento de vendas. Notícias funcionam para informar, para atualizar o mercado sobre as atividades, os lançamentos e as boas práticas de empresa. Por isso, é que constituem uma ótima forma de estabelecer um relacionamento, uma conexão com o público-alvo.

Pessoas consomem de marcas que comunicam. Assim sendo, comunicar é preciso! Entretanto, levando em consideração as pessoas com quem queremos falar, como montar planejamentos que estejam integrados com as necessidades da imprensa? Esse pode ser um grande debate e estamos abertos a dialogar com quem está na linha de frente.

Você sabe quem é seu público-alvo?

Reconhecer quem é o consumidor da sua informação é passo primordial para entender como construir planejamentos realmente eficazes e também reconhecer quais informações da sua empresa e de seus projetos realmente interessam para quem vai ler a notícia. Você sabe quem é seu público-alvo?

Cada vez mais, estudar o leitor/espectador/ouvinte ajuda a entender como comunicar. Como assessor, sabemos que você tem dois consumidores principais: a imprensa, em si, e o mercado. Como entender a sinergia entre eles? Sim, essa é a chave para que você consiga comunicar de forma coerente.

Nós temos a resposta? Talvez ela seja mais subjetiva do que nós (e você, que nos lê, obviamente) gostaríamos que fosse. Estudar e estudar e estudar. Estar atualizado sobre o que interessa realmente a quem consome a sua notícia é parte do trabalho diário. Nisso, o clipping ajuda, e muito, claro.

O quanto você se dedica a buscar informação?

Você é um construtor da informação. Estamos cientes disso. Mas o quanto você se dedica, diariamente, a buscar informação que possa servir de base para sua comunicação? Erra quem pensa que já sabe tudo sobre um mercado que muda constantemente – todos, na verdade, especialmente nesta época de estagnação e crise.

Quando a economia for retomada, você sabe para onde seu público-alvo irá? Sabe dizer quais transformações o estão atingindo e de que forma o consumo da informação está sendo modificado pela pandemia pelo novo Coronavírus, por exemplo? Estar informado é papel fundamental de quem informa.

Nós estamos com você nesse processo e podemos te ajudar a organizar as informações coletadas, e, também, seus planos de ação. Buscamos te assessorar na construção de uma linha do tempo mais eficaz, que não deixe que nenhuma informação se perca. Nos acompanhe aqui que logo escreveremos mais sobre isso!

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