Mailing – mais é sempre melhor?

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    A resposta certa para essa pergunta é “nem sempre”. Às vezes, o que parece ser “mais” causa inclusive confusão e, quando o assunto é divulgação, precisamos entender que a qualidade é o que provavelmente vai garantir mais resultados.

    Quando falamos em mailing de imprensa, ainda tem quem acredite que ter mais nomes é melhor, independentemente de critérios. Bem, para nós, isso está longe de ser verdade. Se até algum tempo atrás, essa era a realidade das listas de imprensa, hoje, com o universo online ultrapassando qualquer fronteira e com as leis de proteção de dados a pleno vapor, sabemos que o cenário é outro.

    Os resultados acabam sempre mostrando que a qualidade de um mailing vale muito, muito mais. Quantas vezes você já fez um disparo para 5 mil, 10 mil nomes e teve apenas algumas inserções na imprensa? Aposto que muitas. E, infelizmente, essa é a realidade do split and go, o famoso disparo em massa que, infelizmente, se tornou uma prática muito comum entre as assessorias de imprensa.

    O que a gente comprova aqui dentro, com os resultados dos nossos clientes, é que o envio personalizado, para um mailing mais seleto e escolhido a dedo para a proposta do cliente e seus objetivos reais dá muito mais certo. Ou seja, cruzar informações como editoria, palavra-chave, interesse do jornalista e assunto da pauta para montar sua estratégia é a melhor receita.

    Mais não é melhor, mas é importante

    E, claro, não tem receita de bolo. Cada caso é diferente e precisa ser avaliado. Há divulgações que valem um disparo maior, que têm informações de interesse público e cuja disseminação é necessária. Mas há situações (talvez, a maioria) que exigem um posicionamento mais estratégico para que os resultados sejam efetivos. É preciso avaliar.

    E, por isso mesmo, a quantidade de um mailing também faz diferença. Não para que ele seja usado na totalidade para todo tipo de divulgação, mas para que sirva de base para avaliações que resultem em listas enxutas e focadas nos objetivos primordiais da divulgação.

    Por isso, é importante ter um mailing amplo, validado constantemente e que seja confiável. É essa lista que vai possibilitar inúmeras combinações, disparos específicos e ações pontuais e aumentar as chances de ter os resultados desejados.

    Mais não é melhor sempre. Mais é melhor quando ambos andam juntos: quantidade e qualidade.