LGPD, aqui, é coisa séria

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    Somos a primeira empresa do mercado a utilizar ampla e abertamente todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. Com acompanhamento profissional, garantimos a privacidade e a total liberdade de utilização de dados por parte dos jornalistas e dos clientes. Entenda mais.

    Proteção de dados para nós do Press Manager, é um assunto sério, bem antes da LGPD entrar em vigor. Ou seja, desde sempre não economizamos esforços para garantir que as boas práticas sejam seguidas à risca pelas nossas equipes, permitindo que todos os dados dos jornalistas sejam totalmente respeitados e divulgados, conforme parâmetros aceitos e aprovados por eles. Atuamos com agências de comunicação e redações de todos os principais veículos de imprensa do país – e até do mundo, então dados pessoais e profissionais estão inseridos em nosso core business.

    Ser inovadora está no nosso DNA. Nós já somos a primeira empresa a disponibilizar uma plataforma completa e integrada para agências e departamentos de comunicação – com interação em tempo real – para facilitar o relacionamento com jornalistas, prestando serviços, atualmente, para mais de 2 mil agências de comunicação.

    Mas entendemos o quanto a proteção de dados, de ambas as partes, é importante. Por isso, trabalhamos incansavelmente, nos últimos meses, para chegar a um cenário que consideramos ideal. Em nossa trajetória empresarial, da qual muito nos orgulhamos, levamos a privacidade bastante a sério, encarando a proteção de dados pessoais como uma bandeira a ser hasteada.

    Sabemos que o mundo hiperconectado de hoje potencializa o fluxo de informações, e, justamente por essa razão, nossos esforços de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que entrou em vigor no Brasil recentemente, vão muito além de um projeto de conformidade legal para fins exclusivamente regulatórios, mas constituem um verdadeiro valor incorporado em todas as camadas de nossa atuação.

    Entenda por que, aqui, LGPD é assunto sério

    Nós lidamos com dados, o tempo todo. E foi com o objetivo de ampliar ainda mais a transparência de nossos serviços e de solidificar ainda mais o respeito que temos por nossos clientes é que consolidamos o processo de instituir a LGPD como diretriz de nossos trabalhos. Dessa forma, acreditamos que conseguimos, também, reforçar a defesa dos valores e funções éticas que propagamos.

    A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal n. 13.709/2018), também conhecida como LGPD, é o marco regulatório nacional que atende a necessidade de se traçarem certas diretrizes à utilização justa e leal de dados pessoais por parte de empresas e, também, do Poder Público. A LGPD aplica-se a qualquer entidade que realiza a coleta, acesso, armazenamento, transferência ou qualquer outra atividade de tratamento de dados pessoais.

    Para ficar mais fácil de entender, é só pensar que o conceito de dados pessoais remete a qualquer informação que possa levar à identificação (direta ou indireta) de uma pessoa física (referida na lei como “titular de dados pessoais”), e abrange desde dados cadastrais – como nome, CPF, endereço, e-mail e telefone -, até informações mais refinadas como dados de geolocalização, hábitos de compra e identificadores eletrônicos – incluindo endereços de IP e device IDs. Ou seja, as informações do mailing que você compra ou assina estão dentro desta categoria, certo?

    Então, o que nós fizemos para nos adequar à LGPD?

    A LGPD foi construída sobre 4 pilares fundamentais: princípios, bases legais, direitos dos titulares e governança. Dentro dessas questões, adequamos tanto os dados disponibilizados na plataforma Press Manager e quanto no app Press Voice, para que estejam em plena conformidade com a lei. Entenda de forma prática como nos adequamos às 4 premissas fundamentais da LGPD:

    Princípios

    Observância e ações concretas para atender todos os princípios contidos no artigo 6º da LGPD: finalidade, adequação, necessidade, qualidade, transparência, livre acesso, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas.

    Bases legais

    Enquadramento das atividades de tratamento de dados pessoais na base legal do legítimo interesse (artigo 7º, IX da LGPD).

    Direitos dos titulares

    Os direitos elencados no artigo 18 da LGPD são devidamente informados aos titulares em nossa Política de Privacidade e operacionalmente viabilizados através de nossas ferramentas.

    Governança

    Adoção de padrões técnicos de segurança, realização de treinamentos e ações de conscientização, revisão de contratos, termos e políticas, e nomeação de Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, tudo em conformidade com o artigo 50 da LGPD.

     Além disso, programamos ações de treinamentos e conscientização de nosso time para reforçar a importância do tema e assegurar o constante avanço de maturidade do nosso programa de governança. Ou seja, aqui, na Press Manager, a privacidade e a proteção de dados pessoais é, sim, assunto sério e os cuidados com a privacidade de nossos clientes faz parte dos valores da empresa.

    Conta pra gente, como está sendo essa adequação por aí? A LGPD já faz parte do seu dia a dia?