Jornalista de redação, dê breves feedbacks e comece a receber sugestões de pauta relevantes!

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    Veja algumas dicas para evitar receber mais sugestões de pauta que não tem nada a ver com os assuntos que você escreve ou produz.

    Ninguém quer uma caixa de e-mail lotada, não é mesmo? Menos ainda se você é jornalista de redação e os e-mails recebidos forem sobre assuntos que não tem nada a ver com as editorias que você atua. Por outro lado, que “atire a primeira pedra” um assessor que nunca mandou uma sugestão de pauta para uma editoria errada.

    Mas por que será que esse desencontro de interesses acontece? Já parou para pensar que pode ser por simples e involuntário desconhecimento por parte dos assessores? Muitas vezes, um simples feedback dos jornalistas de redação pode resolver a questão para sempre e ajudar a deixar caixas de e-mail mais levinhas.

    Veja a seguir alguns pontos para você, jornalista de redação, pode considerar na próxima vez que for analisar as sugestões de pauta que recebe por e-mail.

    Apresente sua linha editorial

    Assessores se baseiam em mailings para direcionar suas sugestões de pautas e, como nem sempre conseguem contato por telefone antes de enviá-las, acabam apostando no contato “tal” da editoria “tal”. Porém, os contatos podem sem perceber estarem desatualizados. E, convenhamos, as redações estão cada vez mais dinâmicas e não há mailing que sobreviva a isso.

    Então, se você recebeu uma pauta que pode interessar a outra editoria do veículo que você trabalha, encaminhe-a para quem cuida desse tipo de assunto e aproveite para explicar brevemente em quais editorias você trabalha.

    Dessa forma, o assessor terá um breve feedback, que será o suficiente para que não te envie mais pautas que não tem a ver com você.

    Qual é a notícia?

    Muitas vezes assessores enviam sugestões de pauta sem fazer gancho com alguma notícia do momento ou algo que, de fato, possa despertar seu interesse. É possível que isso aconteça para não parecerem tendenciosos ou mesmo por estarem focados demais nas informações que querem transmitir.

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    Dilema das redações: como encontrar boas fontes para suas pautas sem perder tempo? Confira!

    Um bom feedback para que assessores passem a enviar pautas conectadas com a sua editoria, é responder com uma simples linha informando a sua editoria e pedindo uma sugestão de como ele imagina que você poderia aproveitar o cliente dele como fonte.

    Às vezes esse questionamento pode traz à tona qual é de fato a notícia ali. É um feedback simples, mas que pode ser interessante para ambos os lados.

    Objetivo claro

    Dentro do possível e de uma maneira gentil, peça aos assessores com que você tiver relacionamento que sejam objetivos em suas sugestões de pautas. Sem perceber, eles podem estar sendo muito prolixos e possivelmente você não tenha tempo para analisar adequadamente uma sugestão de pauta longa e perceber porque aquele assunto pode ser interessante para o seu leitor.

    É comum assessores tentarem aproveitar aquela oportunidade “única” de chamar sua atenção para uma pauta e, sem perceber, enviarem mil informações.

    Assunto do e-mail

    Aproveite os contatos telefônicos de assessores e dê uma dica que facilita a vida de todo mundo no universo da comunicação: peça que coloquem no assunto do e-mail o gancho que pensaram para cada pauta.

    É ali a primeira oportunidade de chamar sua atenção para o que de fato é relevante, no meio de milhares de emails. E, cá entre nós, é impossível de ler todos os emails que recebemos e, se o assunto não for interessante! É bem possível que sigamos para o próximo da “fila” se esse segundo de leitura não for bem atrativo.

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