Gestão de Reputação Digital: o que é e por que é tão importante?

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    A reputação digital é um dos aspectos mais importantes para qualquer marca ou empresa nos dias de hoje. 

    Com a crescente importância da presença online, a reputação digital se tornou um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio. 

    Neste artigo, vamos explicar o que é a reputação digital, por que ela é tão importante e como as empresas podem gerenciá-la de forma eficaz.

    O que é reputação digital?

    A reputação digital é a percepção que as pessoas têm de uma marca ou empresa com base em sua presença online. 

    Ela é formada por uma série de fatores, incluindo:

    • avaliações de clientes;
    • comentários em redes sociais;
    • menções na mídia;
    • e muito mais.

    Em outras palavras, a reputação digital é a imagem que uma empresa projeta na internet.

    Por que a reputação digital é tão importante?

    Em primeiro lugar, ela pode afetar diretamente a decisão de compra dos consumidores. Segundo uma pesquisa de 2021 do E-commerce Brasil, 93% dos brasileiros fazem buscas antes de comprar algo.

    Isso significa que, caso sua empresa apareça durante estas buscas e não esteja com uma reputação boa (por exemplo: mal avaliada), as chances de seu negócio ser desconsiderado pelo consumidor são altas.

    Além disso, os consumidores passam mais tempo pesquisando e avaliando as opções disponíveis.

    Segundo o estudo do Google sobre o comportamento de compra online, a jornada do consumidor não é mais linear como era pensada antes com o funil de vendas. Atualmente, os compradores ficam em um ciclo extenso de exploração e avaliação, o que o Google nomeou de “Messy middle” (em tradução livre, o meio confuso).

    Então, como a pesquisa sugere, as empresas devem oferecer uma experiência perfeita em todo o processo de avaliação e exploração, independente dos canais, para que ela seja considerada a melhor opção disponível.

    Como gerenciar a reputação digital?

    Gerenciar a reputação digital não é uma tarefa fácil, mas existem algumas práticas recomendadas que podem ajudar as empresas a gerenciar sua presença online de forma eficaz.

    Monitore sua presença online

    O primeiro passo para gerenciar sua reputação digital é monitorar sua presença online. 

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    Isso significa acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa nas redes sociais, fóruns e outros canais online. 

    Existem várias ferramentas disponíveis para ajudar as empresas a monitorar sua presença online, incluindo o software de gerenciamento de relações públicas, como o da Press Manager.

    Responda aos comentários

    Outra maneira de gerenciar sua reputação digital é responder aos comentários dos clientes

    Isso mostra que você valoriza seus clientes e está disposto a ouvir suas preocupações. 

    Além disso, responder aos comentários pode ajudar a resolver problemas antes que eles se tornem maiores.

    Plataformas, como o Google Meu Negócio, permitem que consumidores avaliem sua empresa de forma que estes feedbacks apareçam no Google com muita facilidade. Por isso, manter o perfil da empresa sempre positivo nesta plataforma é uma das ações que podem aumentar a reputação online da marca.

    Seja transparente

    A transparência é fundamental para construir uma boa reputação digital.

    Em um outro estudo do Google, 85% dos consumidores afirmaram que informações claras e imagens são importantes durante a tomada de decisão de qual marca comprar.

    Isso significa ser honesto com seus clientes e fornecer informações claras e precisas sobre seus produtos e serviços.

    Forneça conteúdo útil

    Fornecer conteúdo útil pode ajudar a construir uma boa reputação digital. Isso inclui criar conteúdo educacional sobre seus produtos ou serviços e fornecer informações úteis para seus clientes. 

    Ao fornecer conteúdo útil, você pode estabelecer-se como um líder em seu setor e construir confiança com seus clientes.

    Peça feedback

    Pedir feedback aos clientes pode ajudar a melhorar sua reputação digital. Isso mostra que você valoriza as opiniões dos seus clientes e está disposto a trabalhar para melhorar seus produtos ou serviços.

    Além disso, pedir feedback pode ajudá-lo a identificar problemas antes que eles se tornem maiores.

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