Quem aí nunca passou nervoso por causa de um follow-up levanta a mão! Sim, essa rotina que ainda é muito utilizada pelas assessorias de imprensa com a qual vivemos uma relação de amor e ódio é motivo de muita discussão por aqui. Saiba por quê.
Emplacar uma notícia, muitas vezes, requer conviver com uma relação de amor e ódio com o fatídico follow-up. Entenda por que essa realidade existe:
Por que o follow-up é necessário
- Para entender se o jornalista recebeu mesmo um release;
- Para oferecer uma exclusiva;
- Para aumentar as informações sobre uma pauta;
- Para aumentar chances de publicação;
- Para convencer o jornalista sobre a importância da fonte;
- Para contar alguma informação nova sobre uma divulgação já feita;
- Para ter foco e estratégia na hora de divulgar uma notícia.
Porque o follow-up é odiado
- Porque ele gasta muito tempo, de ambos os lados;
- Porque muitas vezes os jornalistas passam horas tentando realizar um contato, sem sucesso;
- Porque o jornalista raramente tem tempo para conversar com o assessor e entender o motivo do contato;
- Porque ele pode causar desconforto, por todos os motivos citados acima, para todos os envolvidos;
- Porque ele, apesar de todo o esforço dispensado, não garante resultados efetivos.
Por isso, aqui, o follow-up o tema de discussão diariamente, porque estamos sempre buscando facilitar o dia a dia das agências e das redações. Por aí, conta pra gente: como é a convivência com a necessidade de entrar em contato com os jornalistas? Já conseguiu abolir o follow up da sua rotina ou criou uma nova forma de lidar com ele? Nos ajude a melhorar o mercado, contamos com você!