É melhor investir em assessoria de imprensa sempre ou apenas em momentos estratégicos?

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    A resposta mais curta e direta para essa questão é: depende dos objetivos da sua empresa. Saiba o porquê.

    Ainda existem no mercado alguns mitos acerca do trabalho realizado pelas assessorias de imprensa. Algumas empresas acreditam que o serviço deve ser apenas às vésperas de grandes eventos, em momentos de crise ou outras necessidades pontuais. Outras apostam no resultado dos serviços de assessoria de imprensa como parte de uma estratégia de fortalecimento de branding permanente.

    Cada caso é um caso e não existe uma fórmula mágica. O único ponto que é essencial na contratação de serviços de uma assessoria de imprensa é alinhar detalhadamente o resultado esperado e como ele será mensurado. E esse “alinhamento” deve constar no contrato entre assessoria e assessorado.

    Diferenças

    Um aspecto que as empresas devem levar em consideração na hora de decidir se terão assessoria de imprensa permanente ou pontual, é que a relação de uma marca com jornalistas de redação leva um certo tempo para ser construída. Ou seja, se uma marca já conhecida dos jornalistas como fonte de notícias e tem suas ações sempre divulgadas, sem dúvidas, terá mais possibilidades de conseguir boas publicações pontuais do que marcas só buscam visibilidade de vez em quando.

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    Sabe o ditado que diz que é necessário ser visto para ser lembrado? Pois bem, esse é outro pilar da assessoria de imprensa. Se uma marca só dá as caras na imprensa para o lançamento de um novo produto, por exemplo, pode ser que ela consiga um certo destaque por ser novidade, mas sem divulgar novas pautas, certamente será esquecida pelos jornalistas. Será que vale a pena todo o esforço do assessor para depois ter sua marca “esquecida”?

    Mas tudo é questão de estratégia. Pode ser que algumas publicações sejam suficientes para alcançar os objetivos de uma empresa que elevar, por exemplo, as vendas de ingressos de uma peça de teatro cartaz. Uma apresentação artística geralmente tem data para terminar, então ok não ter mais o serviço depois.

    Para finalizar, vale lembrar que apenas uma assessoria permanente poderá ser considerada uma ação de branding. Já uma assessoria de imprensa pontual produzirá uma determinada quantidade de releases e pautas sobre alguma ação, mas não sobre a marca em si.

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