Menos tempo para dar o mesmo resultado de todos os meses gera sempre correria em redações e agências. Como resolver esse dilema?
Recesso é uma palavra temida e amada ao mesmo tempo no universo do jornalismo. Na semana entre Natal e Ano Novo boa parte das empresas entram nas chamadas férias coletivas. Agências de comunicação muitas vezes também costumam seguir o ritmo dos clientes nesse período do ano. Porém, há um grande desafio pela frente: apenas três semanas de trabalho para conquistar um relatório tão lindo como se fosse um mês comum, com cerca de 30 dias.
Já os jornalistas de redação, em geral, combinam um esquema de plantão, em que alguns profissionais saem de férias e outros mantém o ritmo de produção de conteúdo, reportagens e entrevistas. Claro que também passam por uma correria nas primeiras semanas do mês para antecipar todas as notícias que não são quentes e serão divulgadas no fim do ano. Mas quem fica de plantão tem que correr atrás de notícias quentinhas, os factuais.
E essa é a hora de ambos os lados do jornalismo darem as mãos e puxarem definitivamente a ‘corda’ para o mesmo lado. Assessores e jornalistas de redação precisam de resultados bacanas, cada um a seu modo. Que tal se aproximarem e ouvirem atentamente o que cada um tem a dizer. Sugestões de pautas passam a serem mais bem-vindas, principalmente se o porta-voz estiver disponível para um ao vivo, por exemplo. Não é fácil ‘preencher’ um jornal todo dia muito menos uma rádio. Essa é a realidade e parceria se torna palavra de respeito.
Nosso sonho, aqui na Press Manager, é que em 2019 essa parceria entre assessores e jornalistas que tende a se tornar evidente em tempos de recesso, se consolide em relacionamentos que perdurem em todos os meses do ano. Talvez estejamos “romantizando” um pouco a situação, mas Natal é uma época de sonhos e em sonhos tudo é permitido, não é mesmo? Como diria o poeta, sonho que se sonha junto é realidade. Então, fica aqui o convite: sonhe conosco por um mundo de jornalismo repleto de parceria por todos os lados!