Ah, se essa pergunta fosse fácil de responder e tivesse fórmula pronta. Não tem. Mas dá para seguir algumas regras básicas na hora de escolher a informação que vai divulgar e ter um pouco mais de possibilidades de ser notícia de imprensa.
Como ser notícia de imprensa? Já respondeu essa pergunta para algum de seus clientes? Ou já teve o direcionamento certo da sua agência de comunicação? Pois bem, vamos lembrar aqui um breve passo a passo na hora de escolher a informação e de construir a pauta. Pode ser que você já saiba de tudo, mas nunca é demais lembrar o melhor caminho, certo?
- Avalie que tipo de informação sua empresa gera e que realmente pode ser útil para seu consumidor. Coloque-se no lugar de quem vai ler o jornal/site/revista ou ver a matéria na tevê. Isso é realmente relevante? Ele mostra algo útil, novo ou que possa contribuir para o dia a dia da pessoa. Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, tá valendo.
- No que você é inovador ou precursor? Essa é certamente sua melhor informação. Notícia, na concepção primeira da palavra, é aquilo que nunca foi falado, que não existe, que é fato novo. Claro que variações de uma mesma informação e dados complementares também são considerados notícia, mas lembre-se de buscar aquilo em que você realmente é bom e está inovando.
- Números falam sobre você, mas ajudam a desenhar o mercado e o futuro, então ajude os jornalistas com dados contundentes. Tem empresa que deseja muito ser notícia, mas não gosta (ou não pode, sabemos que há casos e casos) de divulgar números. Infelizmente, dependendo do veículo, eles são essenciais. Se estamos falando de empresa, negócios, mercado, não tem jeito, matéria tem que ser números.
- Divulgar produtos de uma forma que não seja comercial é, sim, possível. E de novo vale a dupla inovação e ineditismo. Se estiver condizente com esse conceito, vá fundo! O problema é achar que a divulgação de imprensa vai ser um coadjuvante do seu marketing e querer que divulguem que seu produto existe e é bom sem um bom motivo noticioso. Se ele for inédito, inovador, provocar alguma transformação no mercado ou mudar pra melhor a vida das pessoas, aí sim, ele será notícia.
- Escreva bem. A melhor coisa que existe para um jornalista é receber um texto bem escrito, que realmente tenha uma dica de notícia e que contenha o maior número possível de dados. Assim, ele consegue ter uma visão da matéria e também economiza tempo.
- Mande sua pauta para a pessoa certa. De nada adianta seguir todos os passos acima e ficar batendo na tecla errada. Um bom mailing vale ouro e ajuda a notícia a chegar em quem realmente precisa dela ou vai usá-la da melhor maneira.
Contribui com a gente para melhorar esse nosso mercado! Compartilha aqui alguma dica ou a sua opinião sobre o texto acima. Estamos totalmente ABERTOS para rever, discutir, incluir itens e até mesmo montar outros conteúdos sobre o tema! #tamojunto