Como criar sinergia entre assessoria de imprensa e as outras ações de comunicação da sua empresa?

Como criar sinergia entre assessoria de imprensa e as outras ações de comunicação da sua empresa?

Já pensou a assessoria de imprensa da sua empresa divulgar uma informação diferente da que está na sua campanha via redes sociais? À princípio pode parecer apenas um “detalhe”, mas jornalistas podem passar a duvidar da veracidade das informações.

Alinhar as informações que são divulgadas por meio de todas as ações de comunicação de uma empresa é primordial para manter a coerência e credibilidade tanto com a imprensa como com clientes. Todo cuidado é pouco para evitar falhas e informações desencontradas, que podem gerar desconforto e desconfiança sobre a empresa.

Se eventualmente um assessor para algum dado equivocado e este for publicado em uma matéria em mídia digital é possível que o jornalista concorde em fazer uma alteração, mas um desgaste na relação certamente ocorrerá. Por aqui já vimos casos também uma ação em redes sociais ser executada antes de uma negociação exclusiva entre assessoria de imprensa e jornalistas ser finalizada e assim “queimar” a imagem da empresa.

Para evitar que situações delicadas como essas ocorrem, as empresas podem adotar algumas medidas não onerosas e simples, porém, bem estratégicas:

  1. Elaborar um Plano de Comunicação Integrada – Mais do que ter um Plano de Comunicação Estratégia é importante ter um plano bem definido que integre todas as frentes de atuação das áreas de comunicação e marketing da empresa. Este plano, geralmente trimestral, deve conter as pautas que serão devolvidas, com base em quais dados e em que prazo cada área trabalhará cada assunto.
  2. Promover mais interação entre as áreas – A solução mais simples para garantir que todos os comunicadores da sua empresa atuem em harmonia é realizar reuniões periódicas. Dessa forma, ocorrerá alinhamento de prazos e dos dados que serão usados.
  3. Crie mecanismos para realizar ações conjuntas – De que adianta a assessoria de imprensa conseguir uma belíssima matéria em um portal de grande circulação se a equipe de comunicação interna não a compartilhar com os colaboradores da empresa? Ou se a equipe de redes sociais não aproveitar para fazer um post bacana no mesmo dia em que for publicada? As ações de comunicação de uma empresa precisam estar bem sincronizadas para darem mais resultados mais efetivos.

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