Hoje em dia, com as mudanças constantes que estão acontecendo na imprensa, fica cada vez mais desafiador saber como e quando chegar no jornalista certo, que vai se interessar pela sua pauta e pelo seu cliente, não é mesmo? A gente levanta a discussão: qual o papel do mailing nesse trabalho?
Não adianta. Entra ano, sai ano, chegar no jornalista certo, que vai se interessar pela sua pauta e pelo seu cliente é o maior desafio das assessorias, agências e áreas de comunicação de grandes empresas. Com as mudanças constantes que estão acontecendo na imprensa, esse trabalho fica um pouquinho mais desafiador a cada dia. Por isso, nós, como empresa fornecedora do serviço, levantamos a discussão: qual o papel do mailing nesse trabalho?
Para começar, vamos pensar sobre o que é o “jornalista certo”? Ainda existem muitos em torno desse assunto: tem quem ainda aposte apenas na grande imprensa e nos grandes nomes do jornalismo. Tem quem já tenha se voltado quase que em totalidade para as redes sociais e os influenciadores. Mas a grande maioria ainda parece que está dividida entre o tradicional e o novo, sem saber muito bem se precisa usar um em detrimento do outro.
Como nós, que somos fornecedores do serviço de mailing, vemos essa realidade? Bem, não é nada fácil trabalhar com a imprensa nos dias de hoje. É preciso uma dose de jogo de cintura para entender, por um lado, as necessidades dos nossos clientes e, do outro, a dos jornalistas. São dois públicos complementares, que estão em uma constante corda bamba de tempo e resultado, não é mesmo?
O jornalista certo pode estar mais perto do que você imagina
Vamos enumerar algumas possibilidades:
Vai depender, sempre, da sua estratégia e do que o seu cliente precisa/quer, e do que a imprensa espera de você, certo? Por isso, o mailing é tão importante – é ele que vai ajudar a escolher melhor e entender para quem enviar suas sugestões de pauta. É no mailing que você encontra o jornalista certo, ou pelo menos aqueles que estarão mais dispostos a lhe ouvir.
O caminho de uma boa pauta passa pela escolha das pessoas que irão recebê-la, seja por um envio em massa ou um movimento de follow-up mais estratégico. A receita é de cada um, mas ela traz combinações possíveis dentro da realidade que temos, hoje, no meio de comunicação e, para isso, é preciso estudar o mercado e as ferramentas disponíveis.
Se quiser uma ajuda para entender quais são as melhores rotas para que o seu cliente possa ser percebido mais rapidamente pela imprensa, conte conosco. Estamos há mais de sete anos nesse mercado, analisando, criando possibilidades e em constante aperfeiçoamento. Tudo para garantir que haja mais chances de boas pautas serem publicadas e do seu trabalho ser mais reconhecido. Conte conosco!