Embora todo mundo saiba que quem decide a estratégia final é o cliente, é importante o assessor sempre argumentar e pontuar as práticas de assessoria de imprensa de sucesso
Se o seu cliente de assessoria de imprensa pedir para você ligar na Redação de um jornal de grande circulação às 17h para uma pauta fria – que para ele é quente, você liga? Se um cliente insistir em um release que poderá ter uma repercussão negativa, você divulga? Tomara que não.
E sabe por que? Porque, embora o ditado diga que o cliente tem razão, sua experiência e olhar como assessor de imprensa precisam prevalecer. Só quem está no dia a dia do relacionamento com repórteres, produtores e editores é que sabe como a banda toca e o que de fato é uma pauta de sucesso.
Não se trata de derrubar a pauta do cliente e sim em parceria apurar mais dados para enriquecê-la com mais dados, de maneira que tenha mais chances de emplacar na imprensa. Ou seja, é importante que o assessor se posicione e apresente sempre bons argumentos para que a parceria empresa-cliente resulte em boas matérias.
Ah, é claro que podem surgir pautas de última hora, entretanto, para evitar que isso aconteça, vale a pena criar uma rotina de alinhamento semanal com o cliente, mesmo que seja apenas um call. Dessa forma, o assessor tem sempre a oportunidade de levantar novas pautas, planejar melhor a semana de trabalho e evitar correrias de última hora.
Nesse alinhamento vale inclusive apresentar relatórios com resultados parciais de como está o follow up das pautas, o que já foi publicado e as pautas que caíram. Quanto mais transparente a relação, mais satisfeito ficará o cliente.
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