As melhores formas de chegar na pessoa certa

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Não dá para desistir de falar com o jornalista. Mas também não dá para ficar refém do follow-up, quando tempo é o que todos têm cada vez menos, seja nas agências, seja nas redações. Então, como lidar com as novas realidades? Nós propomos algumas alternativas possíveis.

    Ok, já falamos sobre o quanto o follow-up é desafiador em nossos tempos, certo? Se você nos acompanha aqui, também sabe que nós entendemos que ele é um passo ainda necessário na venda das informações. E que saber lidar com essa nova realidade das redações é urgente. Por isso, selecionamentos algumas dicas que podem ajudar a remodelar planejamentos estratégicos de comunicação. Confira:

    1. Use o mailing de forma assertiva.

    Ter um mailing de imprensa atualizado constantemente é muito valioso. Mas saber usá-lo de forma estratégica é muito mais! Deixe de lado a divulgação que atira para todo lado e foque a construção de seus mailings de forma assertiva – tenha em mente quais veículos vão, exatamente, se interessar pelo tipo de notícia que você vai enviar. Personalize seus e-mails, torne o assunto atraente, mas, especialmente, mande para as pessoas certas. De nada adianta pulverizar uma informação – muitas vezes, é só desperdício de tempo e dinheiro.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.
    1. Trabalhe a informação modelada para cada mídia.

    Sabe aquelas comparações entre os títulos dados a uma mesma pauta por diferentes veículos, segundo seu direcionamento editorial? Então, muito mais do que uma simples curiosidade, essa diferença entre os veículos precisa ser analisada de forma estratégica. Construir a pauta de diferentes formas, para que caibam na linha editorial dos veículos desejados, é totalmente possível. O investimento maior é de tempo. Mas, se os resultados forem satisfatórios, vale o trabalho, não é mesmo?

    1. Use as redes sociais.

    Grupos de Facebook, perfis de Instagram, listas de transmissão de Whatsapp e de Telegram, além de contatos via LinkedIn, são ótimas ferramentas nos dias de hoje. Além de otimizar seu tempo – já que você pode abordar vários jornalistas de uma mesma linha editorial em um mesmo contato – pode ser uma forma de ser visto por mais pessoas e de receber pedidos de informação e entrevistas. Use as redes sociais a seu favor.

    1. Gerencie muito bem seus contatos de whatsapp.

    O jornalista entrou em contato pelo whatsapp? Perfeito! Depois disso, é a sua vez de gerenciar de forma assertiva esse contato. Não abuse da boa vontade do jornalista, respeite horários, observe o tipo de pauta que ele realmente deseja receber. Seja direto e explique sempre o motivo do contato. E, por favor, nada de correntes, ou posts de bom dia. Além de ser deselegante, pode evitar que a pessoa preste atenção efetiva em você, quando o assunto for de trabalho.

    Talvez você já use todas essas ferramentas, e talvez possa inclusive nos ajudar a propor novos formatos de diálogo com a imprensa. O que acha de nos mandar suas sugestões? Nosso objetivo é construir um mercado melhor para todo mundo, e a sua participação pode ser fundamental nesse processo. Mande aqui sua opinião!

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.