Alternativas ao release. Existem?

Alternativas ao release. Existem?

Sabe quando parece que suas divulgações com release já não estão surtindo o mesmo efeito de sempre? Será que você está usando todas as possibilidades para oferecer seu cliente aos jornalistas? Existem alternativas para o tradicional release? A gente acredita que sim!

Escrever uma sugestão de pauta, um release, é o ponto básico de uma assessoria de imprensa, certo? Sim, mas a gente acredita que há alternativas para o release, e pode ser que você esteja preso a um formato de divulgação, e essa seja a causa de resultados não tão satisfatórios assim. Já parou para pensar nisso?

Quando paramos para pensar em divulgação, duas alternativas vêm à mente: a exclusiva e o disparo de release, certo? Mesmo para a primeira, a gente sempre escrever uma sugestão, um email, algo com um formato pré-estabelecido, que nos ajuda a descrever a notícia e formatar uma possível matéria, até para facilitar o trabalho dos jornalistas.

Acontece que, nos dias de hoje, as possibilidades foram ampliadas! Existem outras formas de contribuir com a imprensa além de sugerir pautas via releases. É possível sugerir artigos, desenvolver conteúdos especialmente para determinados veículos e fazer pesquisas on demand, por exemplo. Abrir a mente e observar as necessidades da imprensa pode fazer uma diferença grande na hora de construir seu planejamento.

Novas formas de contribuir com a imprensa, além do release

Talvez não seja uma tarefa muito fácil sair da fórmula release + follow-up, exatamente porque ela está cristalizada na nossa forma de divulgar. Mas estamos vivendo um momento de renovação na imprensa e novos formatos surgem a cada dia. De entrevistas em IGTV a lives no Youtube, muitos canais estão sendo usados para disseminar a informação.

Muitas vezes, o networking vale mais do que a sugestão de pauta. Imagine que você tem contatos atualizados e que sabe, porque pesquisa, o que os jornalistas buscam, exatamente. Sugerir uma pauta diretamente para o veículo desejado pode ser muito mais eficaz e garantir os resultados que o cliente quer do que disparar um release e sair ligando para as mídias.

Usar a criatividade pode ser a reposta que você precisa

Quando os resultados parecem não ser tão satisfatórios, talvez o que você esteja precisando é de uma dose de criatividade. Pense conosco: usar a mesma fórmula de sempre continua fazendo sentido para você? Ou, talvez, até mesmo o seu dia a dia fique mais dinâmico e divertido se as estratégias puderem ser mais customizadas?

Veja bem, não estamos dizendo que é preciso abolir o release definitivamente. Ele ainda é uma ferramenta importante e garante a assertividade da informação. Por isso ele ainda faz parte da grande maioria das estratégias. Assim como as notas de imprensa. Mas apostar somente nessas ferramentas pode ser não ser a única solução.

Nossa sugestão é ampliar a sua atuação, garantir que haja mais possibilidades de que o seu cliente, a marca, o produto ou o serviço em questão possam se tornar notícia. Informações concretas, dados ricamente apurados e um toque de criatividade na hora de fazer a informação chegar até o jornalista são passos importantes.

Conta pra gente o que está fazendo a diferença nas suas divulgações! Você se sente refém do release? Ou já usa outras fórmulas que acabam dando mais resultado e ajudando a deixar sua rotina, e a dos jornalistas, mais dinâmica? A sua estratégia pode ajudar a melhorar o mercado! Ajuda a gente a compartilhar boas práticas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}