Historicamente, os press kit são produzidos pela assessoria de imprensa para subsidiar jornalistas com informações que auxiliem seu trabalho e assim facilitar a cobertura em vista, principalmente quando da organização de entrevistas coletivas e eventos.
Um press kit, também conhecido como kit de imprensa ou kit de mídia, é um pacote de materiais informativos e promocionais reunidos para divulgar uma empresa, produto, evento ou notícia para a mídia.
Ele serve como um recurso valioso para jornalistas, Ele serve como um recurso valioso para jornalistas, influenciadores, patrocinadores e até o público interno, fornecendo informações detalhadas, imagens de alta qualidade e materiais de apoio para facilitar a cobertura e a criação de conteúdo.
O press kit tradicional geralmente traz o release impresso, bloquinho, caneta e cartão de visitas do assessor, dispostos em uma pasta personalizada com a logomarca da empresa ou tema da divulgação, mas pode conter outros elementos, como CD com fotos, publicações institucionais, portfólios, folhetos, relatórios, discursos, DVDs etc. Tudo dependerá do objetivo da ação.
Se inicialmente os press kits eram utilizados apenas como subsídio/suporte de informações, os kits de imprensa evoluíram – em forma e conteúdo. Eles acompanharam a profissionalização das assessorias de imprensa e sofisticaram-se de tal forma que hoje constituem-se eles mesmos o objeto da ação, podendo ser classificados como ferramentas de marketing promocional e de branding.
Neste sentido, ampliou-se significativamente o próprio conceito de press kit:
Um erro comum é produzir press kits genéricos, isto é, um kit padrão que sirva para tudo. Nestes casos, o assessor costuma mudar apenas o release que acompanha as demais peças – geralmente itens institucionais.
O resultado disto? Desperdício. Todo este material certamente será descartado pelo jornalista se não houver um propósito. Pior ainda: não raramente, tira-se o foco do objetivo central.
Portanto, desligue o piloto automático e resista à tentação do “se todos fazem, também farei”. Cada ação, empresa ou veículo possui necessidades particulares. Quanto mais direcionada for a divulgação, mais assertivos serão os resultados.
Resumo: Independentemente de qual seja o público e ocasião para o qual se destina, é importantíssimo garantir a qualidade do material. Para isto, é essencial que se procure parceiros especializados – boas gráficas, empresas de brindes, de embalagens – e que sejam pedidas provas e amostras.
É preciso lembrar que, assim como outras ferramentas da comunicação institucional, o press kit também funcionará como um cartão de visitas da organização.
Um press kit eficiente vai muito além de um material bonito. Ele precisa ser relevante, estratégico e personalizado. Aqui vão algumas boas práticas para acertar na produção:
Para inspirar a construção do seu material, veja alguns exemplos que funcionam bem em diferentes contextos:
Dica: use ferramentas de design como Canva ou Adobe Express para montar kits digitais com aparência profissional e fácil navegação.
Criar um press kit eficiente dá trabalho. Mas acompanhar quem recebeu, organizar os envios, registrar datas e medir resultados pode ser ainda mais desafiador — e muitas vezes, essa etapa acaba sendo negligenciada.
É exatamente aí que a Press Manager entra: com uma plataforma pensada para assessores de imprensa e profissionais de comunicação que precisam otimizar sua rotina, evitar retrabalho, manter histórico de ações e comprovar resultados com dados reais.
Com a Press Manager, é possível:
Essa etapa estratégica garante que o investimento no kit se converta em resultados mensuráveis e relacionamento de qualidade com a mídia.
Ganhe mais controle, profissionalismo e tempo para focar no que realmente importa: construir conexões estratégicas com a mídia, com uma plataforma pensada para assessores de imprensa e profissionais de comunicação que precisam de um sistema de gestão para assessoria de imprensa.
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