Agências de comunicação e a informação mundial

Agências de comunicação e a informação mundial

Há mais de 180 anos, as agências de comunicação funcionam como uma ponte entre a informação local e o cenário mundial. A gente abre, aqui, um canal para que você conheça o mercado e para que as agências possam interagir conosco, mostrando o que precisa mudar para melhorar o dia a dia da comunicação.

Um pouco de história sobre as agências de comunicação e a informação mundial: a primeira delas foi a agência Havas, hoje a France-Presse, criada em 1835, em Paris. Como era naquele tempo? A agência enviava informações importantes sobre o país e aquelas que chegavam do exterior por meio de telegramas! Já nessa época, o trabalho do correspondente era fundamental: ele é, até hoje, os olhos dos veículos de determinado local e fareja as informações mais interessantes para a imprensa de seu país.

O faz essencialmente uma agência de notícias? Ela avalia as informações locais e verifica quais sugestões de pauta interessam ao mercado internacional ou ao seu país, além de divulgar nas mídias de lá as notícias que recebem localmente, já prontas. Para o assessor, são uma ótima forma de “internacionalizar” o cliente. Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes:

  1. Se a notícia realmente é importante para o cenário mundial ou para todo o país sede da agência. E aqui vale um follow up para entender as necessidades dos correspondentes;
  2. Se o timing está correto – de novo é preciso entender a rotina da agência, melhores dias para sugestão de pautas, melhores horários para envio de releases e ligações;
  3. Agencia de notícias tendem a se interessar mais por dados exclusivos, que não foram publicados por nenhuma mídia. Então, se quiser divulgar seu cliente numa agência de notícias e ter uma bela repercussão, garanta que os dados da sua pauta são inéditos. A competição entre as agências de notícias por fatos inéditos é acirrada e a dica é planejar bem sua estratégia.

Prestar atenção nas rotinas é um cuidado importante no relacionamento de imprensa e mostra conexão com as necessidades reais dos veículos. É importante criar uma relação de confiança e mostrar informações relevantes, inclusive para se encaixar no quadro de fontes da agência.

Você trabalha em agência? Tem dicas para quem está começando e quer construir uma relação mais produtiva com vocês? Mandem sugestões que a gente publica nas redes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}