Há mais de 180 anos, as agências de comunicação funcionam como uma ponte entre a informação local e o cenário mundial. A gente abre, aqui, um canal para que você conheça o mercado e para que as agências possam interagir conosco, mostrando o que precisa mudar para melhorar o dia a dia da comunicação.
Um pouco de história sobre as agências de comunicação e a informação mundial: a primeira delas foi a agência Havas, hoje a France-Presse, criada em 1835, em Paris. Como era naquele tempo? A agência enviava informações importantes sobre o país e aquelas que chegavam do exterior por meio de telegramas! Já nessa época, o trabalho do correspondente era fundamental: ele é, até hoje, os olhos dos veículos de determinado local e fareja as informações mais interessantes para a imprensa de seu país.
O faz essencialmente uma agência de notícias? Ela avalia as informações locais e verifica quais sugestões de pauta interessam ao mercado internacional ou ao seu país, além de divulgar nas mídias de lá as notícias que recebem localmente, já prontas. Para o assessor, são uma ótima forma de “internacionalizar” o cliente. Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes:
Prestar atenção nas rotinas é um cuidado importante no relacionamento de imprensa e mostra conexão com as necessidades reais dos veículos. É importante criar uma relação de confiança e mostrar informações relevantes, inclusive para se encaixar no quadro de fontes da agência.
Você trabalha em agência? Tem dicas para quem está começando e quer construir uma relação mais produtiva com vocês? Mandem sugestões que a gente publica nas redes!