Quando paramos para analisar a trajetória da comunicação empresarial, nos damos conta do quanto muitas vezes ela vive de modismos. Em determinado momento, a estratégia eficiente foi a febre dos jornais institucionais. Depois vieram a moda das revistas, dos sites e as intranets e, mais recentemente, as mídias sociais dominando as atenções das áreas de comunicação das empresas.
Sem dúvida, que sim. Se a falta de comunicação pode ser um problema, a comunicação mal planejada tem efeitos negativos ainda maiores, pois põe em risco a credibilidade da organização e sua capacidade de autogestão.
Não basta, portanto, ter uma ideia e executá-la.
Um diagnóstico preciso da comunicação da organização e do seu campo de atuação (o que inclui a análise da concorrência); objetivos bem dimensionados, claros e alinhados à cultura organizacional; um plano de ação minucioso e a criação de métodos de avaliação dos resultados são etapas imprescindíveis para o sucesso de qualquer planejamento de comunicação.
Todas as áreas e atividades de comunicação dentro de uma organização dependem de um planejamento rigoroso para que possam ser viabilizadas. De forma simplificada, o planejamento inclui:
1- Diagnóstico
Verifique a situação atual quanto à comunicação da empresa (canais, conteúdo, profissionais envolvidos, custos) e de seu mercado de atuação (concorrência);
2- Definição de objetivos
Faça um levantamento das necessidades e expectativas em relação ao desempenho da organização e defina as prioridades na área de comunicação. Nesta etapa, é importante determinar quais são os públicos estratégicos e quais mensagens devem ser destinadas a eles;
3 – Plano de ação
Desenvolva um plano, abarcando os seguintes itens: departamentos, escolha dos canais/estratégias de comunicação, orçamentos, prazos, número de profissionais e recursos materiais necessários;
4 – Execução
É hora de apresentar a proposta para obter a aprovação das áreas competentes e implantar o plano de ação;
5 – Avaliação
Por fim, a mensuração dos resultados é uma etapa importantíssima, pois é a partir dela que será possível a verificação do cumprimento dos objetivos definidos e o aprimoramento do processo a partir da correção de eventuais falhas.
Note-se que o planejamento de comunicação é um trabalho que se retroalimenta continuamente. Os resultados obtidos ao final do processo fazem parte do diagnóstico que definirá os objetivos subsequentes.
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Resumo: Antes de sair aderindo à onda do momento, faça um diagnóstico, defina metas claras e conscientes, planeje, avalie! Cada empresa, cada público, cada realidade exibe características peculiares que devem ser consideradas. Muitas crises e falhas de comunicação ocorrem, principalmente, pela falta de uma estratégia bem planejada. Pense nisto!
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