5 dicas para trabalhar de qualquer lugar

  • Banner de conversão orgânica para topo de blogposts.

    Trabalhar de qualquer lugar não é uma tarefa para todo mundo. É preciso ter, no seu DNA, aquela vontade de ser nômade, de não precisar cumprir horários, mas de ser, ao mesmo tempo, assertivo e eficaz. É o seu caso? Então, confira 5 dicas que separamos para que você possa fazer essa realidade acontecer.

    Tem quem ache que trabalhar de qualquer lugar é moleza. Quem pensa assim, geralmente está muito acostumado, diríamos até mesmo presos a formatos mais antiquados de se realizar tarefas. O famoso “bater ponto” já ficou para trás há muito tempo. O formato das empresas, hoje, é o 4.0, com horários flexíveis, espaços de trabalho cada vez mais amigáveis e uma disposição para entender a individualidade de cada colaborador.

    Por isso, trabalhar de qualquer lugar está cada vez mais possível. Mas, para isso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Separamos aqui algumas dicas para que você não se perca no meio do caminho:

    1. Perceba se esse formato é para você!

    Sim, nem todo mundo pode trabalhar remoto, de qualquer lugar. Tem que precise de alguém para “colocar ordem na casa”, sabe? Por isso existem diferentes perfis de profissionais e muitos deles são realmente mais felizes quando têm um chefe, um ambiente fixo de trabalho e tarefas que são pré-determinadas. Então, antes de sair por aí alugando uma baia em um coworking da moda, entenda se trabalhar remoto é mesmo o seu perfil. Se conhecer é sempre uma grande aventura.

    Banner de conversão orgânico sobre mailing.
    1. Entenda qual é a sua: colaborador ou empreendedor?

    Mesmo para quem trabalha remoto e gosta desse formato, ainda é preciso se fazer outra pergunta: meu perfil é de colaborador ou de empreendedor? Você pode trabalhar remoto para uma empresa específica, ser um colaborador em formato home office, por exemplo. Muitas agências estão apostando nesse perfil, nos dias de hoje, para melhorar custos e a questão do tempo, já que evita deslocamentos. Mas você também pode ser um empreendedor e ter a sua própria empresa, trabalhar para vários clientes, e aproveitar o sistema home office para economizar custos. Entenda qual deles é a sua praia antes de escolher o que exatamente quer fazer.

    1. Organize seu dia a dia

    Trabalhar de qualquer lugar não é o mesmo que trabalhar de qualquer jeito. Se essa confusão acontecer, pode ter certeza de que os resultados que você deseja (ou seu empregador) certamente não serão atingidos. Como você não terá um chefe ou uma equipe o tempo todo “no seu pé”, é você mesmo que precisa se organizar. Colocar as coisas em ordem ajuda a ser mais eficaz e a ter processos mais assertivos, mesmo sendo o seu próprio chefe, no caso.

    1. Tenha um plano de futuro

    Trabalhar em sistema home office ou de qualquer lugar não significa deixar seu futuro, como se diz, ao “Deus dará”. É preciso saber onde quer chegar – se você se sente perdido, volte duas dicas e retome a questão do que você quer ser, qual é o seu perfil. Com essa resposta é que você vai construir um plano de voo. Entender onde está hoje e onde quer chegar é muito importante, mais ainda para quem trabalha remoto. Isso porque dá sensação de que estamos caminhando, de que há uma rota a seguir e traz uma certa segurança daquilo que realmente queremos.

    1. Use a tecnologia a seu favor

    Tudo isso feito, é hora de entender como trabalhar melhor. Nessa questão, é a tecnologia que vai te ajudar – escolha as ferramentas certas para não ficar na mão na hora de colocar o job em dia ou de entregar alguma tarefa pré-determinada. Para ser assertivo trabalhando de qualquer lugar, é preciso estar antenado com a tecnologia e escolher aquilo que realmente vai lhe ajudar no dia a dia e nas questões mais burocráticas, também, como na segurança de dados e na continuidade de processos. Nesse caso, pode contar com a gente (clique aqui para saber mais).

    Se essas dicas ajudaram, passe adiante! Talvez, tenha alguém nesse coworking aí do seu lado que pode precisar se entender um pouco mais para tornar o dia a dia mais eficaz e assertivo! E não deixe de nos visitar lá nas redes sociais.

    Banner de conversão sobre a história da Press Manager.