A pandemia trouxe uma nova realidade para a agências de comunicação e os assessores de imprensa. Como continuar com os mesmos processos, se muita gente está em casa e não nas redações? Para ajudar, elegemos 4 ferramentas que podem ampliar tanto seus resultados quanto melhorar na comunicação com seus clientes.
Saudade dos tempos em que conseguia falar por telefone com os jornalistas? Pois é, hoje, a tarefa se tornou um pouco mais desafiadora, por conta da pandemia. Mas, isso não significa que seus resultados precisam diminuir. A tecnologia está aí para ajudar a ampliar sua comunicação com a imprensa, a medir melhor seus resultados e a ter mais possibilidades de emplacar suas pautas.
Nós separamos, aqui, quatro ferramentas que consideramos essenciais nos dias de hoje para conseguir conquistar mais espaços. Confira:
A cada dia, mudam as regras para envio e recepção de e-mails. Qual é o problema? A sua mensagem pode cair no spam do destinatário e, aí, já era. Por isso, ter uma ferramenta que ajude a entender essas regras e colocar seu e-mail dentro de uma formatação específica para ampliar a recepção é fundamental. Acreditamos que essa seja a ferramenta número 1 na qual você deve investir. Afinal, de nada adianta uma pauta linda, um release super bem escrito se ele nunca vai chegar no jornalista, certo? Então, anote aí: busque o melhor disparador de releases, que esteja sempre atualizado e tenha segurança e te ajude a entender a entrega. Vai valer a pena!
O mailing sempre foi uma ferramenta essencial, mas, ao mesmo tempo, muito controversa. Até algum tempo atrás, o mailing era um serviço isolado, e as atualizações eram feitas de tempos em tempos e pelos próprios veículos, que faziam questão de ter seus dados atualizados com as empresas de contatos. Com o tempo, essa lógica foi mudando e a atualização precisou ser acelerada, para acompanhar a velocidade das mudanças nas redações. O que é melhor, hoje? Ter um mailing que seja atualizado em tempo real. Não é uma tarefa simples, mas é possível e pode ajudar, e muito, a entender para quem mandar a sua pauta. Foco é tudo!
Falamos ali em cima, na primeira dica, que entender como está sendo a entrega de e-mails é super importante, não é mesmo? Pois, essa é a terceira ferramenta mais importante, na nossa opinião. Uma que mostre quem recebeu seu release, quem abriu seu e-mail, quem baixou as suas fotos. No que essas informações ajudam? Elas otimizam o seu trabalho pós envio do release, ajudando a conexão com as pessoas que efetivamente já se interessaram pela pauta! Fora isso, se algum dos seus veículos de interesse não estiver nas métricas, aí, sim, você pode tentar um mano a mano. Ou seja, as análises vão te ajudar a traçar estratégias que vão otimizar seu tempo e seu trabalho. Maravilhoso, não é?
Se você mandou seu release para a pessoa certa, com a ferramenta mais assertiva e já entendeu que ele foi recebido e lido por muitos jornalistas, só resta um passo: realizar o monitoramento que vai permitir relatórios mais eficazes. Procurar pelo browser do seu computador realmente não é a melhor saída – existe tempo de indexação, erros de palavras-chave (você já viu aquele clipping que desejava tanto aparecer só uns 3 meses depois, nas suas pesquisas? É mais comum do que você pensa!). Então, o monitoramento online ajuda a otimizar os dados das publicações na internet, que são hoje em maior número do que as impressas, obviamente. Invista, você não vai se arrepender!
Para nós, essas quatro ferramentas são básicas e necessárias no dia a dia das agências de comunicação. Não são as únicas, mas são as fundamentais, tanto que elas estão, ao lado de outras que as complementam, dentro da Press Manager, a primeira plataforma COMPLETA de serviços e gestão para agências de comunicação, jornalistas, assessores, áreas de comunicação de grandes empresas e órgãos públicos. Dá uma olhadinha no nosso site e conheça tudo que podemos fazer por você!