3 Passos para manter a rotina da comunicação equilibrada

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    Manter a rotina da sua comunicação equilibrada pode ser uma tarefa que demanda um certo esforço e pode ser bem estressante, nós sabemos. Por isso, fomos atrás de três passos chave que podem ajudar a tornar seu dia a dia menos caótico. Acompanhe e veja se já está colocando em prática essas dicas.

     Ter uma rotina de comunicação equilibrada é o desejo de 10 entre 10 empresas que trabalham com divulgação. Hoje, somos multicanais, ou seja, precisamos estar e usar todos os canais possíveis ao mesmo tempo, tanto para vender pautas quanto para ampliar a visibilidade dos clientes. Como manter os “pratos girando” nessa roda viva?

    Para tentar desvendar as soluções e ajudar você nessa tarefa diária, fomos em busca de passos chave que possam ser facilmente colocados e prática. Buscamos com nossos mais de 2 mil clientes o que é usado no dia a dia para garantir mais assertividade e equilíbrio na rotina. Veja o que descobrimos: 

    1. É preciso elencar prioridades, inclusive para os clientes

    Todo mundo quer tudo. Isso é um fato: releases quase que diários, divulgação de qualquer informação que a empresa credite ser relevantes, estar em mídias online para ter mais amplitude e na grande imprensa para ter mais credibilidade. Mas não dá para querer abraçar o mundo e acreditar que vai ter êxito em tudo, certo? Então, o primeiro passo começa no diálogo com o cliente e na criação do planejamento estratégico. Ou você usa sua experiência para efetivamente construir uma comunicação equilibrada ou deixa o cliente direcionar seu trabalho. Acredite, o segundo nunca dá certo. Use sua expertise para elencar as prioridades da comunicação e crie um plano coeso e que englobe, aos poucos, tudo que o cliente quer. Divulgação precisa de tempo e de bases para realmente funcionar no longo prazo. Uma vez conquistado o espaço, o cliente se torna porta voz. Mas ele precisa entender que existe esse tempo de construção. 

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    1. É preciso ter certeza do que se quer

    Sabe o passo acima? Ele só funciona quando se sabe onde quer chegar. Quando atiramos para todos os lados, as chances de acertar um alvo diminuem drasticamente. Ter uma comunicação equilibrada depende, também, de ter os objetivos concretos, construir um plano de voo. E saber que pode ser que leve uma hora ou 24 horas. O importante é chegar ao destino. Esse tempo vai depender de muitos fatores, como o factual da imprensa, o interesse dos jornalistas, os dados fornecidos pelos clientes. Mas, principalmente, vai depender de uma comunicação equilibrada, que contemple todos os pontos possíveis e necessários para ir fortalecendo, aos poucos, a marca ou o nome do cliente. Exponha suas razões, seja firme na hora de construir se planejamento. E confie que os resultados virão.

    1. É preciso manter o foco

    Acreditamos que, com os múltiplos acontecimentos do dia a dia, esse seja o passo mais difícil. Surge um movimento na imprensa e já queremos mudar tudo, certo? O cliente, então, nem se fala. Observa o clipping de mercado, da concorrência, e aí surgem as novas demandas. Como lidar? Com foco e disciplina. Claro que mudanças acontecem e são inclusive necessárias. Ajustar a rota é preciso. Mas também é muito importante não fugir 100% do planejamento inicial, afinal de contas, ele foi construído, primeiro, para atingir um objetivo específico, e segundo, para ser um guia, um caminho que contorna os obstáculos, constrói uma comunicação mais equilibrada e permite que ambas as partes, agência e cliente, saibam para onde estão indo.

    Muitas vezes, pequenos ajustes na rotina podem fazer maravilhas pelos resultados. Nosso trabalho é amplo, é caótico, muitas vezes, e demanda esforço e equilíbrio. Conta pra gente, como você faz aí para manter uma comunicação equilibrada, que contemple todos os objetivos, mas que minimize expectativas infundadas e estresse? Nós queremos saber para ajudar a melhorar a sua rotina!

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