3 motivos pelos quais é essencial saber falar com a mídia

3 motivos pelos quais é essencial saber falar com a mídia

Há quem acredite que não precisa de um assessor de imprensa para construir um processo de divulgação na mídia. Será? Nós elencamos aqui 3 motivos pelos quais acreditamos que é essencial saber falar com a imprensa.

Será que a informação, em si, é suficiente na hora de falar com a mídia? Ou é preciso saber exatamente a forma de falar, para fazer dessa comunicação mais assertiva? Nós pesquisamos e elencamos 3 motivos pelos quais acreditamos ser essencial saber como falar sobre uma notícia:

1º Os jornalistas têm cada vez menos tempo para nos ouvir

Redações enxutas e acúmulo de editorias, a realidade das redações é: pouco tempo e muita produtividade. Então, quanto mais assertivos formos na forma de divulgar a informação, mais chances temos de sermos ouvidos e de que a notícia possa realmente ser entendida e divulgada. Com pouco tempo, não dá para atender o telefone e ficar ouvindo longas histórias, né? A ideia é ter foco e saber explicar o assunto em poucas palavras.

2º Disponibilidade de dados

Em determinados veículos, os de negócios, por exemplo, a divulgação de dados ou números é pressuposto para a pauta. Imagine você entregar o ouro para o jornalista, mas hora H, depois dele já ter “comprado” sua ideia, dar para trás porque o cliente não divulga faturamento, por exemplo. Algo simples, mas que pode acabar com o relacionamento e também com o tempo de ambas as partes. Conhecer a mídia e saber como entregar a informação, hoje em dia, é crucial. Faça uma pesquisa de mercado, no primeiro follow, pergunte o tipo de informação que o jornalista quer receber e mantenha essas informações junto ao mailing. Isso vai otimizar muito seu trabalho.

3º A linguagem certa faz a diferença

Os iguais se reconhecem, essa é uma verdade. É importante construir uma pauta e divulgar dados de uma forma assertiva, que o jornalista vai entender em uma primeira olhada do que você está tratando e qual a importância da notícia. E mais: de que forma seu cliente seu cliente pode ser usado como fonte para outras matérias, mais abrangentes e que falam de mercado. Não adianta mandar um e-mail descritivo, ou então ter uma linguagem muito comercial, o importante é saber o que falar e como falar.

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