3 dicas para seu release não cair em spam

3 dicas para seu release não cair em spam

Todas as assessorias de imprensa disparam seu release para os mailings de jornalistas por intermédio de ferramentas de envio de e-mails. No mercado há, inclusive, soluções especificas para jornalistas já com espaço para título, linha fina, texto, mensagem de e-mail e inserção de fotos.

De um modo geral as próprias ferramentas alertam quando algo foi preenchido de uma maneira que pode aumentar as chances de um e-mail ir parar na caixa de spam dos jornalistas. Porém, é possível ir além para potencializar a entrega de e-mails aos destinatários e gerando um resultado mais adequado para cada ação de envio de releases.

Veja a seguir algumas dicas:

1ª Assunto

É comum jornalistas usarem o título inteiro do release no assunto do e-mail e esta costuma ser a solução apresentada por ferramentas de envio de e-mails para este fim. Se for esta sua alternativa, o ideal é evitar ao máximo títulos longos e muito detalhados. Busque sintetizar sua pauta na menor quantidade de palavras possível. A plataforma Press Manager, por exemplo, sugere que sejam usados no máximo 150 caracteres.

Aqui também é bem importante avaliar bem as palavras que serão usadas. Termos que remetem a assuntos comerciais como, por exemplo, grátis, promoção e oportunidade podem comprometer o destino dos seus releases.

2ª Imagens

Para muitas pautas, em especial as dirigidas a colunas sociais ou lançamentos de produtos, é comum ser necessário o envio de uma considerável quantidade de imagens ou fotos. Porém, este é um dos principais pontos que podem levar seu e-mail para bem longe de onde você gostaria que ele fosse parar.

Pensando nisso, as ferramentas de e-mails sempre apresentam soluções para que grandes quantidades de fotos sejam enviadas no formato “Galeria” ou apenas uma foto seja enviada no corpo do e-mail seguida um link para download e visualização das demais.  Dessa forma, os e-mails ficam mais leves e são mais bem-vindos por servidores.

 3ª Mailing

Sair disparando milhares de e-mails para destinatários desconhecidos que constam num enorme mailing, pode ter o efeito contrário. No lugar de ter um belo resultado com o disparo do seu release, você pode prejudicar sua reputação.

Por exemplo, se você quiser enviar um release para um jornal de grande circulação, evite fazê-lo para todas as pessoas da redação, desde editor até o assistente pode te levar para uma “lista negra”, a caixa de spam. Se realmente isso for essencial, entre em contato e descubra aqueles e-mails que toda a Redação recebe. Costumam ser endereços como redacao@nomedojornal.com.br ou começar com o nome da editoria.

Ou seja, ser objetivo e selecionar criteriosamente os destinatários, mesmo que a quantidade de contatos seja menor, pode garantir um relatório mais bonito no final do mês. No envio de e-mails “menos é mais”.

Solicite uma DEMONSTRAÇÃO da Plataforma na Press Manager.

E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.

There are 4 comments
  1. […] Diariamente repórteres e editores recebem e-mails com sugestões de pauta e é impossível dar conta de ler todas e muito menos responder uma a uma, não é mesmo? No meio desses e-mails todos é possível que haja um belo furo de reportagem, uma fonte de conteúdo interessante, uma pauta supercriativa e outras raridades. Mas certamente há também muitas pautas para editorias que não são do seu interesse, pautas enviadas mais de uma vez na esperança que você as leia, assessores fazendo follow up etc. E sem falar nos infinitos e-mails que caem em spam por descuido de assessores (se você é assessor, veja aqui como evitar que seu e-mail caia em spam)! […]

  2. […] Diariamente repórteres e editores recebem e-mails com sugestões de pauta e é impossível dar conta de ler todas e muito menos responder uma a uma, não é mesmo? No meio desses e-mails todos é possível que haja um belo furo de reportagem, uma fonte de conteúdo interessante, uma pauta supercriativa e outras raridades. Mas certamente há também muitas pautas para editorias que não são do seu interesse, pautas enviadas mais de uma vez na esperança que você as leia, assessores fazendo follow up etc. E sem falar nos infinitos e-mails que caem em spam por descuido de assessores (se você é assessor, veja aqui como evitar que seu e-mail caia em spam)! […]

  3. […] Diariamente repórteres e editores recebem e-mails com sugestões de pauta e é impossível dar conta de ler todas e muito menos responder uma a uma, não é mesmo? No meio desses e-mails todos é possível que haja um belo furo de reportagem, uma fonte de conteúdo interessante, uma pauta supercriativa e outras raridades. Mas certamente há também muitas pautas para editorias que não são do seu interesse, pautas enviadas mais de uma vez na esperança que você as leia, assessores fazendo follow up etc. E sem falar nos infinitos e-mails que caem em spam por descuido de assessores (se você é assessor, veja aqui como evitar que seu e-mail caia em spam)! […]

  4. […] Uma preocupação de quem contrata distribuidores de releases sempre é se esses envios automatizados de emails sejam impactados por filtros de antispam – as famosas “lixeiras”. Mas há muita tecnologia por trás para que isso não aconteça, além de alguns macetes que já falamos por aqui (3 Dicas para seu release não cair em spam). […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}