Todas as assessorias de imprensa disparam seu release para os mailings de jornalistas por intermédio de ferramentas de envio de e-mails. No mercado há, inclusive, soluções especificas para jornalistas já com espaço para título, linha fina, texto, mensagem de e-mail e inserção de fotos.
De um modo geral as próprias ferramentas alertam quando algo foi preenchido de uma maneira que pode aumentar as chances de um e-mail ir parar na caixa de spam dos jornalistas. Porém, é possível ir além para potencializar a entrega de e-mails aos destinatários e gerando um resultado mais adequado para cada ação de envio de releases.
1ª Assunto
É comum jornalistas usarem o título inteiro do release no assunto do e-mail e esta costuma ser a solução apresentada por ferramentas de envio de e-mails para este fim. Se for esta sua alternativa, o ideal é evitar ao máximo títulos longos e muito detalhados. Busque sintetizar sua pauta na menor quantidade de palavras possível. A plataforma Press Manager, por exemplo, sugere que sejam usados no máximo 150 caracteres.
Aqui também é bem importante avaliar bem as palavras que serão usadas. Termos que remetem a assuntos comerciais como, por exemplo, grátis, promoção e oportunidade podem comprometer o destino dos seus releases.
2ª Imagens
Para muitas pautas, em especial as dirigidas a colunas sociais ou lançamentos de produtos, é comum ser necessário o envio de uma considerável quantidade de imagens ou fotos. Porém, este é um dos principais pontos que podem levar seu e-mail para bem longe de onde você gostaria que ele fosse parar.
Pensando nisso, as ferramentas de e-mails sempre apresentam soluções para que grandes quantidades de fotos sejam enviadas no formato “Galeria” ou apenas uma foto seja enviada no corpo do e-mail seguida um link para download e visualização das demais. Dessa forma, os e-mails ficam mais leves e são mais bem-vindos por servidores.
3ª Mailing
Sair disparando milhares de e-mails para destinatários desconhecidos que constam num enorme mailing, pode ter o efeito contrário. No lugar de ter um belo resultado com o disparo do seu release, você pode prejudicar sua reputação.
Por exemplo, se você quiser enviar um release para um jornal de grande circulação, evite fazê-lo para todas as pessoas da redação, desde editor até o assistente pode te levar para uma “lista negra”, a caixa de spam. Se realmente isso for essencial, entre em contato e descubra aqueles e-mails que toda a Redação recebe. Costumam ser endereços como redacao@nomedojornal.com.br ou começar com o nome da editoria.
Ou seja, ser objetivo e selecionar criteriosamente os destinatários, mesmo que a quantidade de contatos seja menor, pode garantir um relatório mais bonito no final do mês. No envio de e-mails “menos é mais”.
E veja como é simples, fácil e rápido otimizar o seu tempo e gerar resultados práticos.