Melhorar a relação com a imprensa é o desejo de 10 entre 10 agências e assessores. Tem melhor jeito de fazer isso? Talvez, se você levar em conta que é preciso abrir a mente e entender o que o jornalista realmente quer.
Ter um bom relacionamento com a imprensa sempre foi o segredo de um trabalho bem feito de divulgação. Mas, com os tempos mudando e os nomes também, cada vez de forma mais ágil, como manter essa relação em dia? A gente separou três dicas que podem ajudar nesse processo. Dá uma olhada:
Essa pode ser a parte mais difícil, no caso de estarmos falando de um universo de 55 mil pessoas espalhadas por esse Brasil. Mas, é claro, você certamente tem uma lista menor de veículos-chave para os seus clientes, e disso que estamos falando. O que será que o jornalista que você quer atingir com sua sugestão realmente quer? Será que você sabe? Em nossas atualizações de mailings, ouvimos as mais diversas queixas, de releases que chegam com assuntos totalmente irrelevantes para o veículo até assessores que ligam nas horas mais inapropriadas para oferecerem pautas nada condizentes com a editoria em que a pessoa trabalha. Já batemos nessa tecla aqui, e vamos continuar falando. O ponto X dessa questão é perguntar: “o que você quer receber?”. E aí, tudo começa a melhorar.
Tem muito assessor que nunca passou por redação e isso muda muito a forma de trabalhar. Quem já esteve do outro lado, às vezes, entende um pouco melhor as dores do jornalista. Tempo corrido para finalizar várias matérias, necessidade de ouvir diferentes fontes em um período curto e de validar informações que, às vezes, chegam bem distorcidas. Se você já sabe como é, ótimo. Use seu conhecimento para unir-se ao jornalista, e não para brigar com ele. Lembre-se como é e seja, no mínimo, solidário. Caso nunca tenha trabalhado em uma redação, vale a regra acima: pergunte, converse, questione, procure saber. Isso muda tudo, acredite.
Essa é outra dica recorrente, mas, vamos combinar, uma das mais difíceis de seguir. Não deu certo dessa vez? Tudo bem, mude a estratégia e siga em frente. Estar na posição de assessor de imprensa é quase uma montanha russa, e os momentos de queda livre, às vezes, não parecem ter fim, assim como as subidas trazem essa sensação de que vão levar uma eternidade para chegar no topo. Diálogo pode ser a saída. Dessa vez, não apenas com o jornalista, mas com o cliente. E por quê? Para que você tenha mais liberdade e se sinta mais confortável para trabalhar no seu tempo cada pauta, sem precisar “cair em cima” do jornalista implorando para ser publicado. Com leveza, a qualidade cria consistência.
Sabemos que não há uma receita de bolo para fazer uma estratégia de assessoria de imprensa dar certo. E mesmo o “dar certo” é muito relativo, pois tudo depende de expectativas, necessidades e o que é possível dentro do que está sendo divulgado. A realidade nem sempre é cor de rosa, a gente também sabe muito bem disso.
Mas nós também sabemos que, se você colocar essas dicas em práticas, as chances de ter um relacionamento mais próximo, amigável e, portanto, mais produtivo, com a imprensa, são bem grandes. Então, conta pra gente se você já tem essas boas práticas no seu dia a dia e se precisar mudar algumas estratégias para melhorar resultados. E, se precisar de ajuda para sua gestão, conte com a gente!