O relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas de redação precisa ser bem aproveitado. Personalizar e se atentar a alguns detalhes facilita o processo para divulgar com mais facilidade
Tem dias que emplacar pautas de clientes é um desafio e tanto. Todo dia um novo factual que faz a vida dos jornalistas de redações virar uma correria contra o tempo. E, no meio dessa realidade, incontáveis releases com sugestões de pautas são enviados diariamente. É quase uma loteria em que tiram a “sorte grande” os assessores de imprensa que adotarem a estratégia mais assertiva. Então, se divulgar é inevitável, como fazer isso com mais facilidade?
Para começarmos este assunto, vale lembrar que cada pauta, veículo e jornalista tem suas peculiaridades. Então, o que vale como estratégia para divulgar uma pauta com mais facilidade em um canal pode ser um fracasso em outro. E é exatamente por isso que ter um mailing enorme que serve para disparar todos os releases vem caindo em desuso.
Confira a seguir 3 dicas para divulgar sua pauta com mais facilidade e ter resultados nos veículos alvo do seu cliente:
Já falamos esta dica por aqui, mas é sempre bom trazê-la de volta. Ao elaborar sua sugestão de pauta, leia e analise como são estruturadas as notícias do veículo. Se achar que a pauta não vai interessar, não perca seu tempo nem de quem está do outro lado. Agora, se tiver a pegada do veículo, antes de entrar em contato, seja por telefone, Whatsapp ou e-mail, personalize a pauta. Enviar a mesma ideia de pauta para todos os veículos, não rola mais. Para isso, não é preciso produzir um release especial, estamos falando aqui do texto que o acompanha a pauta no corpo email, aquele o tom da matéria que você acredita que poderia interessar para aquele público alvo.
Atualmente não existem praticamente mais notícias que se limitam a fica em revistas e jornais impressos. Até as notícias de rádio e TV são depois de divulgadas colocadas no site dos veículos acompanhadas de textos. Ou seja, toda pauta emplacada vira de alguma forma texto que vai parar na web. Então, a nossa dica é que todos os releases sejam já produzidos com as técnicas de SEO – Search Engine Optimization, assim quem o recebe não precisa nem ter o trabalho de fazer isso. Facilita o lado de lá e o seu.
Já que falamos de SEO, vamos falar de imagens e fotos que acompanham a pauta. Enviar uma sugestão sem foto pode diminuir as chances de sucesso do seu release. Até fotos com as legendas adequadas contam para rankeamento de uma notícia no Google e, por essa razão, praticamente não se vê mais notícias sem nada que ilustre a matéria junto. O que queremos dizer com esta dica é que se o cliente não fornecer fotos novas, você assessor precisa dar seus pulos, usar a criatividade com fotos de pautas anteriores ou recorrer a banco de imagens na internet. Há muitos sites gratuitos com essa finalidade, alguns sugerem apenas um pagamento simbólico que fica ao critério de cada um. Sem fotos, um release perde chances de ser escolhido, mesmo em portais de menor visibilidade.