Ter uma boa ferramenta de mailing pode não ser suficiente para conseguir emplacar suas pautas. Ter uma estratégia assertiva para utilizar melhor seus contatos é fundamental para garantir resultados mais positivos. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar a aproveitar ainda mais sua ferramenta de mailing. Confira!
O que mais recebemos aqui na Press Manager são empresas e profissionais que já contrataram mailing, que usaram as ferramentas, mas que não notaram grandes mudanças em seus resultados. Isso pode acontecer por várias razões, desde a formatação e a segmentação da ferramenta, até a utilização dos contatos pelos assessores. Por isso, fomos atrás de 3 dicas preciosas para ajudar a aproveitar melhor a ferramenta de mailing e não perder mais tempo e dinheiro. Confira:
Muita gente contrata o mailing e acaba usando apenas o básico do básico dos contatos. Ou seja, não conhece a fundo a ferramenta, não sabe todas as suas funcionalidades, não amplia a forma de aproveitamento. Se você contrata o mailing, aproveite para conhecer tudo que ele pode oferecer – entenda, peça ajuda, se necessário, e comece a usar de forma mais abrangente os contatos que têm à sua disposição. O mailing é a ferramenta mais poderosa de um assessor e muitos trabalham sem a possibilidade de contar com um que seja, por exemplo, atualizado em tempo real. Se você tem essa disponibilidade, use a abuse dos seus contatos. São eles que vão fazer a diferença no relatório final.
Conhece os contatos, as segmentações e os interesses dos jornalistas que estão na sua lista? Então, é hora de traçar estratégias especiais para cada um deles. Pense em pautas diferentes para veículos eletrônicos – pautas para rádio e tevê precisam ser muito bem desenhadas para emplacarem – impressos, online. Cada um deles tem suas particularidades, que podem ser muito bem aproveitadas. Um mailing pode ter muito mais função se for visto exatamente como uma ferramenta para estratégias específicas e não genéricas. E sabemos que pautas exclusivas ou, ao menos, desenhadas especialmente para determinados tipos de veículos, tem uma aceitação muito maior. Então, mãos à obra!
Um mailing não é e não pode ser uma ferramenta estática. Se você contrata um mailing fechado, ou seja, uma lista de jornalistas apenas, precisa, a partir dela, começar a criar a sua própria estratégia de ampliação. Se o seu mailing é atualizado de forma constante, como acontece com a ferramenta oferecida aqui na Press Manager, que traz inclusive a data da última atualização, ainda assim dá para contribuir com a ampliação e com a assertividade dos contatos. O mercado muda tanto, que precisamos estar muito atentos e conectados para garantir que a atualização aconteça no tempo mais real possível. Por isso, somos parceiros de nossos clientes, estamos sempre trabalhando em conjunto, abrimos nosso mailing para sugestões, inserções e necessidades de mudança.
Depois de ter ampliado a utilização da ferramenta que você tem, é hora de fazer do mailing o seu maior aliado. Não deixe de interagir com o jornalista, de pensar em pautas estratégicas para veículos e de contribuir com o mercado. Esses podem ser seus grandes diferenciais, que vão torná-lo único e procurado pelos jornalistas.