Você trabalha com mailing imprensa? Leia isso agora

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pauta

O mailing imprensa é a relação ou cadastro de nomes, a mais completa e abrangente possível, dos veículos de comunicação/ jornalistas que interessam a uma assessoria e aos seus clientesA listagem traz informações sobre cada organização jornalística e contém dados como o nome do veículo, endereço, número de telefone, e-mail, cargos, editorias, tipo de mídia etc.

Antes dos computadores adentrarem nossas rotinas de trabalho, poderíamos dizer que o mailing imprensa se assemelhava ao antigo caderninho de fontes dos repórteres, só que pertencia ao time do “outro lado do balcão”. Ou seja, seria a agenda de contatos dos assessores de imprensa.

Com o passar do tempo, a profissionalização do setor e a multiplicação dos veículos de comunicação, surgiram no mercado empresas especializadas em fornecer esses dados. A maioria dessas empresas oferece a possibilidade de compra de listagens fechadas ou de um serviço de assinatura permanente.

O primeiro caso é indicado para jobs temporários ou especializados; já o segundo, atende perfeitamente à necessidade de assessorias com carteira variada de clientes, já que o custo da ferramenta, que não é exatamente barata, acaba diluído.

4 motivos que levam a prática do mailing imprensa

1.Quando se assina um serviço de mailing imprensa, a assessoria passa a ter acesso a toda a base de dados dessas empresas.

Além de diversos recursos para a automatização e gerenciamento dos processos, como disparo de e-mails, relatórios de recebimento, entre outros.

2. Para aqueles que não querem ou não podem despender recursos contratando o serviço, ainda hoje é possível montar sua listagem “na raça”.

Isto é, verificando o expediente, pesquisando o veículo, criando, enfim, um guia pessoal de controle, especificando jornalistas, editorias, contatos, horários.

3.Há, ainda, uma última opção, que é a compra de mailing imprensa fornecidos por assessores que vendem suas listas de contatos em grupos de assessoria nas redes sociais.

Neste caso, os mailings costumam ser especializados, ou seja, específicos de uma determinada editoria: gastronomia, moda, cultura, agronegócio, e assim por diante. Mas é sempre bom ficar atento à idoneidade desses profissionais.

4.Independentemente da forma de obtenção dos contatos, vale lembrar que ela é apenas o primeiro passo do trabalho.Devido à grande rotatividade de profissionais na imprensa, é fundamental a constante atualização do mailing.

Sobre o processo de distribuição

Com base no mailing imprensa, o assessor de imprensa vai selecionar os veículos e jornalistas que devem receber as informações.

Além do cuidado em enviar os materiais para as pessoas certas, a assessoria também precisa identificar as datas e horários mais adequados.

Lembrando que há diversas particularidades como, por exemplo, editorias têm horários de fechamento diferentes; edições de sábado e domingo costumam ser adiantadas; revistas fecham com semanas de antecedência.

A difusão em larga escala de releases é um dos maiores erros das assessorias de imprensa. Os destinatários devem ser cuidadosamente definidos de modo que apenas quem possa ter interesse pela pauta receba o material. E mais: esses destinatários devem ser efetivamente de interesse da organização.

Algumas ferramentas de gestão online podem ajudar a agilizar o dia a dia do das Assessoria de Imprensa, Agência de Comunicação, Empresas Públicas ou Privadas. Diversos profissionais já testaram e aprovaram o uso de ferramentas digitais para obter bons resultados e potencializar o desempenho das atividades de forma simples e eficiente.

Ferramentas online ajudam e muito a agilizar a gestão do mailing na Assessoria de Imprensa, Agência de Comunicação, Empresas Públicas ou Privadas. É uma forma de ganhar mais agilidade nas tarefas do dia do e evitar que o mailing disparado incorretamente.

Uma forma de otimizar o tempo, por exemplo, é usar alguns recursos da Plataforma Press Manager para organizar contatos por grupo. A ferramenta permite importar, adicionar e gerenciar listas de contatos e pesquisar a qualquer momento na plataforma.

Os recursos da Press Manager conta ainda com serviços de mailing de jornalistas e blogueiros, distribuidor de releases para a imprensa; follow up; agenda de entrevistas; monitoramento automático de notícias, clipping digital e entre outros.

Nunca é demais repetir: quanto mais selecionado o destinatário e mais adequado o release, maiores as chances de aproveitamento e valorização do conteúdo. O timing do assessor é fundamental.

Resumo:

Um mailing imprensa com dezenas, centenas, milhares de contatos não quer dizer muita coisa. Ele é apenas o primeiro passo. O que vai contar, na realidade, é a capacidade estratégica do assessor em transformar esses dados em contatos efetivos nas redações. E isso só será possível por meio do fornecimento daquilo que é a matéria-prima do trabalho de assessores e jornalistas: informação qualificada.

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