Press-kit: o que é, como fazer e quando usar

Press-kit: o que é, como fazer e quando usar

press kit

Historicamente, o press-kit são produzidos pela assessoria de imprensa para subsidiar jornalistas com informações que auxiliem seu trabalho e assim facilitar a cobertura em vista, principalmente quando da organização de entrevistas coletivas e eventos.

Press-kit o que é?

O press-kit ou kit de imprensa nada mais é do que um conjunto de materiais reunidos com o objetivo de divulgar determinadas atividades de uma organização.

Como fazer o Press-kit?

O press-kit tradicional geralmente traz o release impresso, bloquinho, caneta e cartão de visitas do assessor, dispostos em uma pasta personalizada com a logomarca da empresa ou tema da divulgação, mas pode conter outros elementos, como CD com fotos, publicações institucionais, portfólios, folhetos, relatórios, discursos, DVDs etc. Tudo dependerá do objetivo da ação.

Quando o cliente não dispõe de verba para este tipo de produção, pode acontecer da própria assessoria utilizar seu material: pastas, cartões, envelopes.

Quando usar o Press-kit?

Se inicialmente os press-kits eram utilizados apenas como subsídio/suporte de informações, os kits de imprensa evoluíram – em forma e conteúdo. Eles acompanharam a profissionalização das assessorias e sofisticaram-se de tal forma que hoje constituem-se eles mesmos o objeto da ação, podendo ser classificados como ferramentas de marketing promocional.

Neste sentido, ampliou-se significativamente o próprio conceito de press-kit:

  1. Ele serve não apenas para a imprensa, mas a qualquer público que interesse à organização como patrocinadores, parceiros, público interno.
  2. Sua utilização, portanto, não mais se limita à distribuição aos jornalistas.
  3. O press-kit também pode ser aproveitado em treinamentos, encontros executivos ou mesmo numa feira de negócios como forma de divulgar um novo produto ou chamar atenção para alguma questão estratégica.

Dicas importantes

Um erro comum é produzir press-kits genéricos, isto é, um kit padrão que sirva para tudo. Nestes casos, o assessor costuma mudar apenas o release que acompanha as demais peças – geralmente itens institucionais.

O resultado disto? Desperdício. Todo este material certamente será descartado pelo jornalista se não houver um propósito. Pior ainda: não raramente, tira-se o foco do objetivo central.

Para evitar que o trabalho saia do controle faça o controle mais eficiente do envio de Press Kits, quando necessário, para a imprensa e relacione os resultados obtidos. E isso, você pode rapidamente fazer na Plataforma Press Manager, que traz entre alguns recursos as opções de registro de envio de Press Kits.

Além de permitir também registar na plataforma envio de peças para produção, para você saber quem, quando e aonde foram destinados quaisquer press-kits, peças ou produtos para as redações.

Portanto, desligue o piloto automático e resista à tentação do “se todos fazem, também farei”. Cada ação, empresa ou veículo possui necessidades particulares. Quanto mais direcionada for a divulgação, mais assertivos serão os resultados.

Aproveite também as dicas que relacionamos no post 5 etapas para definir uma estratégia eficiente  

Resumo:  Independentemente de qual seja o público e ocasião para o qual se destina, é importantíssimo garantir a qualidade do material. Para isto, é essencial que se procure parceiros especializados – boas gráficas, empresas de brindes, de embalagens – e que sejam pedidas provas e amostras.

É preciso lembrar que, assim como outras ferramentas da comunicação institucional, o press-kit também funcionará como um cartão de visitas da organização.

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