O futuro do home office

O futuro do home office

Nós já falamos por aqui que o home office chegou para ficar. Embora muitas pessoas não vejam a hora de voltar para suas rotinas, especialmente para conviver mais e sair do isolamento obrigatório, o sistema de trabalho remoto já mudou os contornos do mercado. Se você ainda não percebeu, é hora de acordar.

Outra coisa que a gente sempre fala por aqui, além da perenidade do estilo home office de trabalho, é que o antigo “normal” não existe mais. Tem, sim, uma fatia de mercado, tanto de empresas quanto de consumidores, que estão aguardando a quarentena acabar para esquecer de uma vez por toda o Coronavírus. Sentimos dizer, mas essa realidade não vai acontecer.

Com a necessidade do trabalho em home office, o que foi possível perceber é que:

  1. Muitas empresas estavam ainda fixadas em um sistema obsoleto de relacionamento com seus colaboradores;
  2. Muitas pessoas não estavam ainda familiarizadas de maneira adequada aos processos tecnológicos;
  3. A grande maioria das pessoas têm medo do novo.

Mudanças nos assustam. E é por isso que, muitas vezes, deixamos de atualizar nossos processos e seguimos fazendo tudo como sempre foi feito. Para o ser humano, esse modo de agir dá a falsa impressão de “estar no controle”. O novo Coronavírus veio rir da nossa cara, não é mesmo? É pandemia mundial que chama, essa loucura toda que está nos fazendo mudar de ideia na marra?

O home office pode ser o novo normal

Sim, não temos controle de (quase) nada. Não, talvez nunca voltemos ao antigo normal. Porque os contornos do mercado estão sendo redesenhados pelas novas formas de trabalho, produtividade e geração de renda. Muitas pessoas perderam seus empregos e, veja bem, não estamos romantizando a pandemia, acabaram tendo que usar sua criatividade para gerar renda.

Não significa que a crise não exista e nem que as ações tomadas por governo e empresa sejam exemplares. Mas o que mais o isolamento está mostrando, e quanto mais ele dura, mais esse panorama se evidencia, é que nosso sucesso está, enfim, em nossas próprias mãos. O trabalho em sistema home office está abrindo um sem fim de oportunidades para quem tem olhos para ver. E não se fecha à inovação.

Por aqui, o que estamos fazendo é investir em novas formas de oferecer nossos serviços aos nossos clientes, possibilitando que eles trabalhem de maneira remota sem perder dados, com confiança em seus processos e capacidade de ser ainda mais produtivos, se assim precisarem. Por isso, a inovação não para. Ok, para nós, essa questão já está no DNA da empresa, nós nascemos como uma empresa de inovação, certo? Mas, ainda assim, tivemos que nos adaptar aos novos tempos, e esse movimento só mostra que essa adaptação precisa, sim, ser constante.

O que falta para sua compreensão sobre o home office?

Talvez, você faça parte do time que não aguenta mais trabalhar em casa e que não entenda a força e a maleabilidade do trabalho remoto. E tudo bem, porque precisam existir pessoas de todos os tipos, para estarem em diferentes posições do mercado. Mas entender que o home office é uma alternativa perene e que não precisa ser uma escolha apenas no período de isolamento pode ser fundamental para o futuro da sua empresa.

Talvez, quando a pandemia realmente acabar, a sua vida empresarial volte a ser totalmente analógica. E você entenda que produz melhor assim. Mas nós acreditamos ser muito importante aprender com os movimentos do mercado. Isso significa tomar as decisões que você precisa para se sentir seguro e produtivo, mas entender que mudanças podem acontecer. Então, é sempre bom estar preparado para a próxima necessidade de adaptação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.pressmanager.com.br/wp-content/uploads/2017/07/login-page-3.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}