Divulgação em tempos de rede: Como funciona?

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    O pensamento linear é coisa do passado. Inclusive na hora de divulgar notícias, é preciso pensar em rede e planejar de forma pulverizada. Saiba por que.

    A divulgação em tempos de rede requer um pensamento amplo e estratégias condizentes para que os resultados sejam mais satisfatórios. E pensar em rede significa exatamente o que? Diferente do pensamento linear, que determinava apenas um caminho para cada estratégia, com a lógica da web tudo muda e pulverizar informação pode ser uma boa saída quando conquistar boas matérias em grandes veículos é tarefa cada vez mais competitiva.

    Mas como utilizar esse conceito na hora de criar o planejamento? Uma das melhores estratégias talvez seja a de mapear o público alvo que cada mídia tem e identificar interesses comuns, que podem servir de bases para divulgações diferentes de um mesmo produto, serviço, profissional ou marca. E trazer retornos ímpares em cada uma dessas ações que, juntas, vão possibilitar maior visibilidade e consequentes resultados.

    Estamos na era da colaboração. Quando criamos conteúdos próprios para sites e blogs, por exemplo, e transformamos o cliente também em uma mídia, conseguimos participar da criação das notícias e entregar informações relevantes para o mercado. Essa pode ser uma boa estratégia primeiro para divulgar o cliente e, segundo, para colaborar, de diversas formas, com outras mídias. O link building funciona muito bem quando a informação vem de fontes confiáveis, por exemplo.

    Da mesma forma, o compartilhamento social de informações e notícias é essencial. Não dá para estar presente no mercado, hoje, sem dialogar com o público alvo pelas redes sociais. E, sim, o correto é dialogar, trocar informações, escutar o que seu cliente final quer dizer e retornar com possibilidades e saídas para dúvidas e discussões. É essa interatividade que funciona nessa comunicação em rede, algo que já estamos tentando dominar há algum tempo.

    Você concorda com esse conceito? Tem alguma dica para que seja possível construir uma comunicação cada vez mais integrada e eficaz? Conte pra gente!